O INCT Observatório das Metrópoles vem publicando de 2013 a série Habitação e Cidade, com o objetivo de divulgar trabalhos de pesquisa e extensão voltados para o tema da habitação, buscando ampliar as reflexões críticas sobre este campo e estimular o diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
A coleção conta com cinco títulos lançados, quatro deles estão disponíveis para download em nosso site:
O livro representa talvez o primeiro esforço de balanço crítico das políticas de habitação do ciclo lulista, com foco no Programa Minha Casa Minha Vida. A publicação apresenta também os resultados do Grupo de Pesquisa Habitação e Cidade em torno da problemática da habitação de interesse social; e traz contribuições relativas a indicadores e seu valor simbólico; e envelhecimento e necessidades habitacionais. Segundo Adauto Cardoso, o livro oferece um amplo panorama das políticas de habitação no Brasil, incluindo ainda análises comparativas sobre experiências na América Latina, com ênfase na produção autogestionária do habitat popular.
DOWNLOAD AQUI
Autogestão habitacional no Brasil: utopias e contradições
Luciana Corrêa do Lago (org.)
O direito à cidade (e à moradia) é o direito de se disputar outras formas de apropriação do espaço urbano que subordinem a lógica mercantil às necessidades e desejos da maioria dos seus usuários e que reafirmem a cidade como força geradora de conflito social. Esse conceito lefevriano é uma das premissas que norteiam o livro “Autogestão habitacional no Brasil: utopias e contradições”. A publicação expõe o contexto político em que se deu a expansão da autogestão de moradia no país, das lutas dos movimentos sociais desde os anos 80 para a formulação do PNHIS até os programas federais pós-2003 direcionados à produção associativa, como Crédito Solidário e Minha Casa Minha Vida Entidades.
DOWNLOAD AQUI