Está aberta até 1º de junho de 2024 a chamada de trabalhos para o XVIII Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Investigadores em Globalização e Território (Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalización y Territorio – RII), que ocorrerá de 13 a 15 de novembro de 2024, no formato híbrido, em Bahía Blanca (Argentina).
Com o tema “Territórios em disputa: cenários geoeconômicos e geopolíticos incertos“, o evento será realizado em memória do Dr. Sergio González-López Coordenador do RII de 1999 a 2023.
O seminário proporcionará um espaço de intercâmbio académico e discussão em torno dos atuais desafios enfrentados pelos territórios num mundo caracterizado pela incerteza geoeconômica e geopolítica. Será uma oportunidade única para compartilhar pesquisas, experiências e reflexões sobre temas relevantes como globalização, governança territorial, conflitos socioambientais, entre outros.
Datas importantes:
- Prazo para envio de resumos: Até 1º de junho de 2024
- Prazo para notificação dos resultados da avaliação: 10 de julho de 2024
- Prazo para envio do extenso documento e apresentação: 20 de outubro de 2024
- XVIII Seminário Internacional do RII: 13 a 15 de novembro de 2024
Grupos temáticos:
- Dimensões multiescalares das novas tendências geopolíticas e geoeconómicas
- Processos globais e transformações tecnoprodutivas
- Crise climática, risco ambiental e vulnerabilidade territorial
- Processos urbanos contemporâneos e desigualdades socioterritoriais
- Ordenamento Territorial e Políticas Públicas
Para mais informações, acesse a convocatória (CLIQUE AQUI) ou entre em contato através do e-mail rii.globalizacionyterritorio@gmail.com
A Rede Ibero-Americana de Investigadores em Globalização e Território (RII) é uma comunidade de pesquisadores interessados em trabalhar sobre questões territoriais. Atualmente, é composta por cerca de 1000 investigadores, que trabalham em 100 instituições, em 23 países.
A RII foi criada por um grupo de pesquisadores participantes de um seminário realizado em 1994, na cidade de Pereira (Colômbia), incentivados pelo objetivo de continuar e ampliar o estudo e a análise das transformações territoriais e urbanas que estavam ocorrendo sob o impacto do processo de globalização em vários países Ibero-Americanos. Desde então, incluindo o evento de fundação, conduziram-se quinze seminários internacionais.