Skip to main content

Está aberta até 30 de abril de 2022 a chamada de trabalhos para o XVII Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Investigadores em Globalização e Território (Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalización y Territorio – RII), que ocorrerá de 21 a 23 de setembro de 2022, no formato híbrido, em Toluca (México).

Com o tema “Consciência global e contribuições alternativas para desafios disruptivos: desigualdades (socioeconômicas e territoriais), geopolítica, geoeconomia, mudanças climáticas e digitalização”, o evento tem por objetivo apresentar e discutir propostas alternativas para a América Latina sobre os principais desafios disruptivos nos campos das desigualdades socioeconômicas e territoriais, geopolítica e geoeconomia, mudanças climáticas e tecnologia.

Os(as) pesquisadores(as) interessados(as) podem submeter trabalhos em algum dos grupos temáticos e seus subgrupos, conforme abaixo:

  • GRUPO 1: Reestruturação econômica global e transformações tecno-produtivas: impactos territoriais, socioambientais das mudanças climáticas, das pandemias e da crise alimentar.
    • Impactos territoriais da reestruturação produtiva, novas estratégias organizacionais e espaciais das empresas industriais. Cadeias globais de valor;
    • Processos de reindustrialização, manufatura e modernização tecnológica. Implicações econômicas, sociais, políticas, éticas e territoriais da disrupção tecnológica (inteligência artificial, 5G, Economia 4.0, Internet das Coisas).
    • Recursos naturais. Economias primárias, lógica financeira, mercantilização da natureza, disputas socioambientais e conflitos no uso da terra;
    • Mudanças climáticas. Avanços nas fronteiras agrícolas; intensificação florestal e outras atividades baseadas em recursos naturais. Casos relevantes de destruição de habitats e territórios violados (devastação de florestas, desastres naturais, outros);
    • Implicações do coronavírus ou covid-19 e outros riscos nos processos de globalização. Problemas de saúde e estilo de vida; impactos geopolíticos; as implicações sociais e econômicas;
    • Crises alimentares. Políticas públicas contra a fome e a desnutrição. O papel da agricultura familiar e a segurança e soberania alimentar. Agroecologia e biodiversidade.
  • GRUPO 2: Globalização, financeirização, crise global, nova geografia da urbanização e metamorfose urbana.
    • Crescimento urbano. Globalização, financeirização, crise global e metamorfose urbana;
    • Conectividade e mobilidade, redes urbanas, competitividade urbana, acumulação e crescimento urbano;
    • Investimentos, negócios imobiliários e mercantilização da produção do espaço urbano, implicações urbanas dos grandes empreendimentos financeirizados;
    •  Novas formas de planejamento, gestão e/ou governança urbana, projetos alternativos de urbanização frente à exclusão social e territorial.
  • GRUPO 3: Desigualdades sócio-territoriais nos processos urbanos e regionais. Novas abordagens para questões antigas?
    • Desigualdades, violência, fragmentação e segregação territorial;
    • Transformação do mercado de trabalho e seus efeitos sócio-territoriais;
    • Migrações, culturas urbanas, convivência e exclusão sócio-territorial;
    • Direito ao território, movimentos sociais e grupos reivindicativos.

Confira as datas e prazos:

  • Prazo para envio de resumos: 30 de abril de 2022
  • Prazo para notificação dos resultados da avaliação: 30 de junho de 2022
  • Seminário: 21 a 23 de setembro de 2022

Para mais informações, acesse a convocatória (CLIQUE AQUI) ou entre em contato através do e-mail seminariorii@gmail.com.

Rede Ibero-Americana de Investigadores em Globalização e Território (RII) é uma comunidade de pesquisadores interessados em trabalhar sobre questões territoriais. Atualmente, é composta por cerca de 1000 investigadores, que trabalham em 100 instituições, em 23 países.

A RII foi criada por um grupo de pesquisadores participantes de um seminário realizado em 1994, na cidade de Pereira (Colômbia), incentivados pelo objetivo de continuar e ampliar o estudo e a análise das transformações territoriais e urbanas que estavam ocorrendo sob o impacto do processo de globalização em vários países Ibero-Americanos. Desde então, incluindo o evento de fundação, conduziram-se quinze seminários internacionais.

ORGANIZAÇÃO
Comissão Científica e Coordenadores dos Grupos Temáticos do RII:

Carlos A. de Mattos. Chile (Presidente).
Alicia Inés Castagna. Argentina.
Angela Moulin Penalva Santos. Brasil.
Carlos Alberto Abalerón. Argentina.
Carlos Antonio Brandao. Brasil.
Carlos Augusto Moreno Luna. Colombia.
Carmen Imelda González Gómez. México.
Clélio Campolina Diniz. Brasil.
Danilo Veiga. Uruguay.
Darío Restrepo Botero. Colombia.
Edgard Porto Ramos. Brasil.
Gema González Romero. España
Inmaculada Caravaca Barroso. España.

Luis Fuentes Arce. Chile.
Mabel Manzanal. Argentina.
María Elina Gudiño. Argentina.
Maria Encarnacao Beltrao Sposito. Brasil.
María Lidia Woelflin. Argentina
Maria Lucia Reffinetti Martins. Brasil.
Pablo Ciccolella. Argentina.
Ricardo Méndez. España.
Rosa Moura. Brasil.
Rosario Rogel-Salazar. México.
Ryszard Rózga-Luter. México.
Silvia Gorenstein. Argentina.
Sergio González-López. México (Coordinador General).