O Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade FAU-USP) está com uma vaga de Bolsista de Pós Doutorado aberta para desenvolvimento de pesquisa “Cartografia crítica: articulação de métodos cartográficos multiescalares e interdisciplinares”. Trata-se de Bolsa de Pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), vinculada ao projeto “Observatório de Remoções: dimensões interdisciplinares do risco em tempos de mudanças climáticas e crise habitacional”, coordenado pela Profa. Raquel Rolnik. O prazo para inscrições vai até dia 31 de janeiro de 2025.
O projeto foi contemplado pelo Auxílio à Pesquisa Projeto Temático FAPESP 2023/12851-7 e terá como instituição sede a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
1. Sobre o projeto e a vaga
O Projeto Temático pretende inaugurar uma nova fase do Observatório de Remoções, que há mais de uma década identifica, cartografa e analisa ameaças, remoções e despejos forçados de indivíduos e grupos na Região Metropolitana de São Paulo.
Nesta nova fase, enfrentam-se os desafios teóricos e metodológicos para identificar, dimensionar e caracterizar os territórios e grupos ameaçados de remoção por se encontrarem em “risco”; assim como desenvolver conceitualmente o “risco” enquanto dispositivo de intervenção socioterritorial, no contexto de cruzamento das crises ambiental e habitacional. A pesquisa a ser desenvolvida por bolsista de Pós-Doutorado parte da necessidade de identificação destas populações e territórios considerados “em risco” e, portanto, potencialmente sujeitos a processos de deslocamento, em tempos de mudanças climáticas e crise habitacional.
1.1 Objetivos Gerais:
- Desenhar e coordenar as metodologias cartográficas do projeto, conduzindo um grupo de trabalho interdisciplinar responsável pela produção de cartografias e outras leituras territoriais;
- Articular a bibliografia sobre cartografias críticas, produzindo reflexões teórico-metodológicas sobre o processo cartográfico do projeto;
- Mapear dos territórios e populações “em risco”, mobilizando diferentes métodos cartográficos, desde cartografias sociais, construídas nos territórios em colaboração com os atingidos, até cartografias digitais;
- Coordenar o processo de sistematização dos resultados de pesquisa oriundos do processo cartográfico.
1.2 Objetivos Específicos:
- Contribuir com o acompanhamento do projeto em relação ao cumprimento de objetivos e cronograma;
- Contribuir na organização de eventos, reuniões e na comunicação com a Fapesp e demais instituições parceiras.
2. Perfil e requisitos para candidatura
Brasileiros/as/es e estrangeiros/as/es podem se candidatar. O LabCidade incentiva a candidatura de pessoas que se identifiquem como mulheres, pessoas negras e indígenas, periféricas e LGBTQIA+.
- O/a/e candidato/a/e deverá dominar uma ou mais das seguintes áreas: geografia, urbanismo, planejamento territorial ou políticas públicas e ter experiência com metodologias cartográficas.
2.1 Requisitos da pessoa para a candidatura:
- Estar enquadrada nas normas do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP, dentre as quais destacamos:
- Ter concluído o Doutorado ou equivalente (PhD) há menos de 7 anos;
- Ter excelente Histórico Acadêmico e Escolar de Pós-Graduação*
(*) Caberá à FAPESP a avaliação final e deferimento da concessão da bolsa à pessoa selecionada. São critérios de análise pela FAPESP: adequação da formação da pessoa que se candidatar ao projeto proposto e da qualidade e regularidade de sua produção científica, experiência internacional em pesquisa, dentre outras informações que deverão constar da Súmula Curricular (ver “#3 Inscrição”). - Dedicação integral à pesquisa. A pessoa selecionada não poderá receber remuneração de outra entidade, exceto nas condições estabelecidas na resolução N. 13/2009 da FAPESP.
- Estar enquadrada nas normas do Programa de Pós-Doutorado da Universidade de São Paulo;
Disponibilidade para trabalho presencial no LabCidade (localizado na FAU-USP, Cidade Universitária no Campus Butantã); - Candidatos/as/es estrangeiros/as/es devem demonstrar pleno domínio do português na carta de apresentação e na entrevista;
- Nível avançado de espanhol ou inglês será um diferencial.
3. Inscrição:
A pessoa interessada na vaga deve preencher sua candidatura via Google Forms até o dia 31 de janeiro de 2025, com os seguintes documentos:
- Súmula curricular seguindo o modelo FAPESP – (clique aqui para conferi-lo);
- Histórico escolar de pós-graduação (mestrado e doutorado);
- Carta de apresentação de até 1500 palavras contendo as razões de interesse no projeto e suas habilidades relevantes.
As entrevistas serão agendadas e realizadas na primeira quinzena de fevereiro de 2025. A documentação da pessoa selecionada será submetida à FAPESP, que poderá deferir ou não a concessão da Bolsa.
Valor da bolsa de Pós-Doutorado (PD-BR): R$ 12.000,00