Skip to main content

Via UFRGS

Enquanto o Rio Grande do Sul ainda vive a tragédia da maior enchente da história, uma das contribuições necessárias para entender toda a catástrofe é o uso de informações a partir de mapas e as análises técnicas do que está acontecendo. Como forma de contribuição acadêmica, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e colaboradores lançaram o “Repositório de informações geográficas para suporte à decisão – Rio Grande do Sul 2024“, site que conta com mapas para o público em geral e mapas para acesso avançado, além de bancos de dados e análises.

Segundo o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos Iporã Possanti, a proposta é centralizar informações cartográficas da tragédia, tendo em vista a disponibilização de informações para análises da situação e a colaboração acadêmica nas análises, mas o site também é indicado para jornalistas e mesmo para o público em geral, pois há dados publicados de forma mais simplificada.

Os dados obtidos via satélite são cruzados com outras informações, como o censo, obtendo análises sobre domicílios impactados, área atingida e número de pessoas afetadas. Uma das análises que já está no site é das regiões atingidas em 2024, com a mancha da inundação. Segundo os pesquisadores, em percentual de pessoas afetadas diretamente, os munícipios mais impactados são: Eldorado do Sul (80%), Estrela (46%), Canoas (44%), São Leopoldo (39%) e Roca Sales (36%). “Via satélite, podemos identificar a água e a lama na Região Hidrográfica do Guaíba”, aponta Possanti.

Em números absolutos, as cidades com mais pessoas impactadas diretamente são: Canoas, 154 mil; Porto Alegre, 151 mil; e São Leopoldo, 84 mil. Esses e outros dados estão na página.

O projeto conta com pesquisadores da UFRGS, principalmente do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), do Instituto de Geociências (Igeo) e da Faculdade de Arquitetura (FAUFRGS), mas inclui também pesquisadores voluntários e colaboradores de outras unidades e instituições.

Acesse em: https://tinyurl.com/sitemapas