Trabalho pela divulgação da temática metropolitana
A professora Hélène Rivière d’Arc, do Institut de Hautes Études de l’Amérique Latine, Université Paris-Dauphine, fala sobre o trabalho que o INCT Observatório das Metrópoles vem desenvolvendo sobre a temática urbana e metropolitana. Segundo Hélène, o instituto brasileiro além de ser uma fonte de informação acessível para a comunidade acadêmica e a sociedade civil, também tem sido um formulador de novas questões-chaves em matéria de políticas urbanas para a sociedade brasileira.
Hélène Rivière d’Arc faz parte do Conselho Consultivo do Programa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). No Institut de Hautes Études de l’Amérique Latine, a professora tem desenvolvido projetos de pesquisas sobre a descentralização e a competição dos territórios, participação comunitária nas práticas sociais nas cidades mexicanas e brasileiras, comportamento da classe média, entre outros temas.
Trabalho pela divulgação da temática metropolitana
Por Hélène Rivière d’Arc (CNRS-Paris)
Nos últimos cinco anos, o Observatório das Metrópoles não foi somente uma fonte de informação excepcionalmente acessível, mas também um excelente formulador de novas questões-chaves em matéria de políticas urbanas para a sociedade brasileira. Além do mais, o instituto soube emitir hipóteses de análise da experiência urbana brasileira que inspiraram e abriram percepções para outras realidades do mundo. E também associou com pertinência os fundamentos estatísticos, geográficos, históricos com as reflexões teóricas que a socioeconomia brasileira frequentemente compartilhou com as correntes de pensamento europeias, sem cair numa modalização redutora.
Por que o dinamismo urbano (atualmente metropolitano) é ainda vítima de numerosas barreiras sociais? Na área dos estudos urbanos e pelas respostas que o Observatório das Metrópoles propõe a este questionamento, pelas escolhas bibliográficas que difunde e pelos trabalhos de suas equipes, o instituto é o mais eficiente. No que me concerne, estou sempre esperando, com impaciência, suas novas notícias.
Para o futuro, eu acho útil propor o aprofundamento da relação entre política e o uso das tecnologias.