Expansão Territorial das Metrópoles: população, economia e tendências
O pesquisador Juciano Rodrigues, do INCT Observatório das Metrópoles, defendeu, no último dia 29 de fevereiro, a Tese de Doutorado “Evolução Territorial das Metrópoles: população, economia e tendências”, dentro do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da UFRJ (PROURB).
O trabalho explorou as tendências da evolução do sistema metropolitano e da (re)estruturação do espaço intrametropolitano brasileiro no contexto dos processos de globalização e reestruturação econômica. Procurando avançar em modos sistemáticos para compreender o desenvolvimento espacial das metrópoles, a tese foi elaborada a partir de três procedimentos metodológicos principais: a) análise da distribuição da população no interior das metrópoles; b) Análise da distribuição e localização das atividades econômicas no espaço intrametropolitano; e c) Análise da evolução da mancha urbana das Metrópoles.
A partir destes procedimentos metodológicos pretendeu-se contribuir na compreensão das transformações pelas quais passam nossas grandes cidades nas suas dimensões demográfico-espacial, econômico-espacial e físico-espacial.