Skip to main content

Teoria Urbana Latino-Americana: caminhos e desafios

By 21/01/2014janeiro 19th, 2018Eventos, Notícias

Teoria Urbana Latino-Americana: caminhos e desafios

A Rede Latino-americana de Pesquisadores sobre Teoria Urbana (Relateur) e o INCT Observatório das Metrópoles disponibilizam os trabalhos apresentados no I Seminário Internacional “A Cidade Neoliberal na América Latina”. A iniciativa tem como propósito oferecer as principais reflexões sobre o desenvolvimento da teoria urbana construída na região, seus alcances e carências, a riqueza e originalidade destes planejamentos e sua capacidade explicativa para a realidade latino-americana.

O Iº Seminário Internacional “A Cidade Neoliberal na América Latina: desafios teóricos e políticos” foi realizado, no período de 6 a 8 de novembro de 2013 no Rio de Janeiro, sob a coordenação da Rede Latino-Americana de Pesquisadores sobre Teoria Urbana (Relateur) e o INCT Observatório das Metrópoles. O evento tem como propósito dar continuidade à proposta de construção de uma teoria urbana da América Latina, promovendo o intercâmbio de conhecimento, metodologias e o desenvolvimento de estudos comparados relacionados ao fenômeno da metropolização presente nas grandes cidades latino-americanas.

O Observatório e a Universidade Autônoma Metropolitana do México são responsáveis pela coordenação colegiada da rede, que conta ainda com pesquisadores da Argentina, Colômbia, Equador e Venezuela.

Durante o seminário internacional, um dos destaques foi o lançamento do livro “Teorías sobre la ciudad en América Latina”, organizado por Blanca Ramírez Velázquez e Emilio Pradilla Cobos. A publicação reúne 18 textos de diversos pesquisadores que sintetiza o desenvolvimento da teoria urbana construída na América Latina, seus alcances e carências, a riqueza e originalidade destes planejamentos e sua capacidade explicativa na realidade da região.

Leia: LIVRO: Teorías sobre la ciudad en América Latina

O Observatório das Metrópoles disponibiliza agora todos os trabalhos apresentados no I Seminário Internacional “A Cidade Neoliberal na América Latina” com o propósito de difundir o debate sobre a construção de uma teoria urbana para a região e ampliar as discussões sobre o tema metropolitano na America Latina.

MARCO CONCEITUAL

Parece haver um consenso na literatura sobre as particularidades da urbanização na América Latina. Particularidades que foram pensadas a partir de uma dualidade (forças internas e forças externas) sustentada em concepções teóricas como a teoria da urbanização dependente, teoria do capitalismo periférico ou fordismo periférico. No I Seminário Internacional “A Cidade Neoliberal na América Latina” pretende-se construir a metodologia para a construção de um mapa da produção intelectual sobre o tema da metropolização e oferecer uma direção para o desenvolvimento de uma teoria urbana da América Latina. As possibilidades de enfrentamento do desafio de construção de uma teoria urbana envolvem aspectos de ordem teórica, epistemológica e política, de forma a criar condições de superação das armadilhas teóricas (universalidade/ particularidade) que impelem frequentemente os teóricos da América Latina para espaços cognitivo-ideológicos de dominação através de categorias, conceitos objetos e problemas científicos, pela via da importação de teoria do Norte.

O seminário pretende exatamente contribuir nessa direção, reunindo um grupo de pesquisadores latino-americanos em torno desse tema, buscando avançar no compartilhamento de metodologias de pesquisa e na construção de um projeto de longo prazo na perspectiva do desenvolvimento de uma teoria urbana latino-americana e da construção de uma Rede Latino-Americana de Investigadores sobre Teoria Urbana.

 

TRABALHOS APRESENTADOS

Mesa de abertura – A construção da rede latinoamericana de teoria urbana e apresentação do seminário.

Mesa de apertura – La construcción de lared latino-americana de teoría urbana y presentación del seminario.

Blanca R. Ramírez Velázquez (Universidad Autónoma Metropolitana, Xochimilco, México);

Emilio Pradilla Cobos (Universidad Autónoma Metropolitana, Xochimilco, México) ;

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (IPPUR – Universidade Federal de Rio de Janeiro, Brasil);

Orlando Alves dos Santos Junior (IPPUR – Universidade Federal de Rio de Janeiro, Brasil);

 

Mesa 1 – A abordagem teórico conceitual em torno da cidade latinoamericana e a reestruturação neoliberal.

Mesa 1 – El abordaje teórico conceptual en torno de la ciudad latinoamericana y la estructura neoliberal.

Coordinación:

Blanca R. Ramirez Velásquez (Universidad Autónoma Metropolitana, Xochimilco, México) ;

Emilio Pradilla Cobos (Universidad Autónoma Metropolitana, Xochimilco, México);

Luiz Cesar de Querioz Ribeiro (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IPPUR/UFRJ – Brasil).

 

Expositores:

Alfonso Valenzuela (Universidad Autónoma del Estado de Morelos- México) Hacia una teoría urbana deslocalizada. Apuntes sobre los tres circuitos de la economía espacial.

Blanca Ramírez / Juana Martínez. (Universidad Autónoma Metropolitana, Xochimilco -México) Movilidad y calidad de vida en el capitalismo contemporáneo: concepción integral del proceso.

Carla Narciso (Universidad Nacional Autónoma de México – Facultad de Arquitectura) – Enfoques teóricos y usos políticos del concepto de espacio público bajo le neoliberalismo en la ciudad de Cuernavaca, México.

Emilio Pradilla Cobos (Universidad Autónoma Metropolitana, Xochimilco, México) La ciudad capitalista en el patrón neoliberal de acumulación en América Latina

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IPPUR/UFRJ – Brasil) – A METRÓPOLE E A CRISE DO PROJETO NEO-LIBERAL NA AMÉRICA LATINA: que papel? que caminhos?

 

Mesa 2 – Processos de mercantilização dos serviços urbanas e a cidade neoliberal (serviços, novos arranjos que estão sendo adotados na prestação de serviços, novos modelos de planejamento)

Mesa 2 – Los procesos de mercantilización de los servicios urbanos y la ciudad neoliberal (servicios, nuevos arreglos que están siendo adoptados en la prestación de servicios, nuevos modelos de planificación).

Coordinacion: Alberto Lovera (Universidad central de Venezuela UCV- Venezuela); Ana Lucia Britto, (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU- Brasil); Pedro Pirez (Universidade nacional de San Martin-Argentina)

Expositores:

Igor Matela (IPPUR – UFRJ – Brasil) – Neoliberalização e Reestruturação Urbana no Brasil: A Reorganização do Transporte por Ônibus na Cidade do Rio de Janeiro.

María Carla Rodríguez y María Mercedes Di Virgilio (CONICET – Área de Estudios Urbanos Instituto de Investigaciones Gino Germani, UBA-Argentina) Ciudad de Buenos Aires: políticas urbanas neoliberales, transformaciones socio-territoriales y hábitat popular.

Sonaly Rezende (Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG- Brasil) e Thiago Guedes de Oliveira (Programa de Pós Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG). Empresa Pública e Lógica Privada: As mudanças nas Companhias Estaduais de Saneamento.

Fernando Manuel Rocha da Cruz (Departamento de Políticas Públicas/CCHLA/UFRN, Natal/RN – Brasil) – A Importância das Indústrias Criativas na Cidade Neoliberal, a Propósito do Estudo de Caso sobre a Cidade de Natal/RN (Brasil).

Mercedes Castillo (Universidad Nacional de Colombia) Transformaciones socioterritoriales en Bogotá: la búsqueda de innovación frente a la agudización los problemas sociales.

 

Mesa 3 – Os processos de transformação histórica da cidade latino americana

Mesa 3 – Los procesos de transformación histórica de la ciudad latinoamericana

Coordinacion: Daniel Hiernaux Nicolas (Universidad Autónoma de Querétaro, Mexico);Fernando Carrion Mena (Departamento de Estudos Políticos da FLACSO-Equador); René Coulomb Bosc (Universidade Autonoma Metropolitana -AZCAPOTZALCO,México)

Expositores:

María Cristina Cravino. (CONICET Universidad Nacional de General Sarmiento-Argentina) Transformaciones urbanas y representaciones sociales de la ciudad y el Área Metropolitana de Buenos Aires. (13:30-14:00)

Norma Maria Bentes de Sousa. (IPPUR- UFRJ-Brasil) A cidade de Manaus-AM e a negação da origem indígena: primeiras aproximações. (14:00-14:30)

 

Mesa 4 – Conflitos urbanos, utopias e propostas alternativas à cidade neoliberal.

Mesa 4 – Los conflictos urbanos, utopías y propuestas alternativas a la ciudad neoliberal.

Coordinacion: Luciano Fedozzi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Brasil); Orlando Alves dos Santos Junior (IPPUR/UFRJ – Brasil);

Sergio Tamayo Flores (universidad autônoma Metropolitana – Mexico).

Expositores:

Larissa Cavalcanti de Almeida (Universidade Técnica de Lisboa) – Por um planejamento urbano das ausências e emergências.

Luciana Corrêa do Lago (IPPUR/UFRJ – Brasil) A produção autogestionária do hábitat popular e a requalificação da vida urbana.

Maria do Livramento Miranda Clementino e Lindijane de Souza Bento. (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-Brasil).Construção técnicopolítica de governança metropolitana.

 

Mesa 5 – Modelos de política urbana e a concepção neoliberal

Mesa 5 – Los modelos de la política urbana y la concepción neoliberal

Coordenação/ Coordinacion: Samuel Jaramillo González (Universidad de los Andes- Colombia); Luciana Lago (IPPUR/UFRJ – Brasil )

Expositores:

Ana Núñez e Jorge Roze (Universidad Nacional de Mar del Plata e Universidad Nacional del Nordeste- Argentina) Las palabras y las cosas em la ciudad latinoamericana.

Arturo Alvarado Mendoza y Úrsula Alanís Legaspi. (Colegio de México-México) Miradas a la seguridad, al orden y a la ciudadanía de la ciudad de México.

Hélène Rivière d’Arc (Centre National de la Recherche Scientifique- França) Peut-on parler en ces années 2000 d’un modèle latino-américain de la ville ou de la métropole ? Point de vue d’une européenne.

Inaiá Maria Moreira de Carvalho. (Universidade Federal da Bahia – UFBA, Brasil). A cidade neoliberal na América Latina: desafios teóricos e políticos.

Samuel Jaramillo González e Nicolás Cuervo (Universidad de los Andes-Colombia) Colombia: un caso paradigmático de la política neoliberal de vivienda en América Latina.

Víctor Delgadillo (Universidad Autónoma de la Ciudad de México). Urbanismo a la carta: teorías, políticas, programas y otras recetas urbanas para ciudades latinoamericanas.