A Rede Latino-americana de Pesquisadores sobre Teoria Urbana (Relateur) e o INCT Observatório das Metrópoles disponibilizam os trabalhos apresentados no I Seminário Internacional “A Cidade Neoliberal na América Latina”. A iniciativa tem como propósito oferecer as principais reflexões sobre o desenvolvimento da teoria urbana construída na região, seus alcances e carências, a riqueza e originalidade destes planejamentos e sua capacidade explicativa para a realidade latino-americana.
O Iº Seminário Internacional “A Cidade Neoliberal na América Latina: desafios teóricos e políticos” foi realizado, no período de 6 a 8 de novembro de 2013 no Rio de Janeiro, sob a coordenação da Rede Latino-Americana de Pesquisadores sobre Teoria Urbana (Relateur) e o INCT Observatório das Metrópoles. O evento tem como propósito dar continuidade à proposta de construção de uma teoria urbana da América Latina, promovendo o intercâmbio de conhecimento, metodologias e o desenvolvimento de estudos comparados relacionados ao fenômeno da metropolização presente nas grandes cidades latino-americanas.
O Observatório e a Universidade Autônoma Metropolitana do México são responsáveis pela coordenação colegiada da rede, que conta ainda com pesquisadores da Argentina, Colômbia, Equador e Venezuela.
Durante o seminário internacional, um dos destaques foi o lançamento do livro “Teorías sobre la ciudad en América Latina”, organizado por Blanca Ramírez Velázquez e Emilio Pradilla Cobos. A publicação reúne 18 textos de diversos pesquisadores que sintetiza o desenvolvimento da teoria urbana construída na América Latina, seus alcances e carências, a riqueza e originalidade destes planejamentos e sua capacidade explicativa na realidade da região.
Leia: LIVRO: Teorías sobre la ciudad en América Latina
O Observatório das Metrópoles disponibiliza agora todos os trabalhos apresentados no I Seminário Internacional “A Cidade Neoliberal na América Latina” com o propósito de difundir o debate sobre a construção de uma teoria urbana para a região e ampliar as discussões sobre o tema metropolitano na America Latina.
MARCO CONCEITUAL
Parece haver um consenso na literatura sobre as particularidades da urbanização na América Latina. Particularidades que foram pensadas a partir de uma dualidade (forças internas e forças externas) sustentada em concepções teóricas como a teoria da urbanização dependente, teoria do capitalismo periférico ou fordismo periférico. No I Seminário Internacional “A Cidade Neoliberal na América Latina” pretende-se construir a metodologia para a construção de um mapa da produção intelectual sobre o tema da metropolização e oferecer uma direção para o desenvolvimento de uma teoria urbana da América Latina. As possibilidades de enfrentamento do desafio de construção de uma teoria urbana envolvem aspectos de ordem teórica, epistemológica e política, de forma a criar condições de superação das armadilhas teóricas (universalidade/ particularidade) que impelem frequentemente os teóricos da América Latina para espaços cognitivo-ideológicos de dominação através de categorias, conceitos objetos e problemas científicos, pela via da importação de teoria do Norte.
O seminário pretende exatamente contribuir nessa direção, reunindo um grupo de pesquisadores latino-americanos em torno desse tema, buscando avançar no compartilhamento de metodologias de pesquisa e na construção de um projeto de longo prazo na perspectiva do desenvolvimento de uma teoria urbana latino-americana e da construção de uma Rede Latino-Americana de Investigadores sobre Teoria Urbana.
TRABALHOS APRESENTADOS
Mesa de abertura – A construção da rede latinoamericana de teoria urbana e apresentação do seminário.
Mesa de apertura – La construcción de lared latino-americana de teoría urbana y presentación del seminario.
Blanca R. Ramírez Velázquez (Universidad Autónoma Metropolitana, Xochimilco, México);
Emilio Pradilla Cobos (Universidad Autónoma Metropolitana, Xochimilco, México) ;
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (IPPUR – Universidade Federal de Rio de Janeiro, Brasil);
Orlando Alves dos Santos Junior (IPPUR – Universidade Federal de Rio de Janeiro, Brasil);
Mesa 1 – A abordagem teórico conceitual em torno da cidade latinoamericana e a reestruturação neoliberal.
Mesa 1 – El abordaje teórico conceptual en torno de la ciudad latinoamericana y la estructura neoliberal.
Coordinación:
Blanca R. Ramirez Velásquez (Universidad Autónoma Metropolitana, Xochimilco, México) ;
Emilio Pradilla Cobos (Universidad Autónoma Metropolitana, Xochimilco, México);
Luiz Cesar de Querioz Ribeiro (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IPPUR/UFRJ – Brasil).
Expositores:
Alfonso Valenzuela (Universidad Autónoma del Estado de Morelos- México) Hacia una teoría urbana deslocalizada. Apuntes sobre los tres circuitos de la economía espacial.
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IPPUR/UFRJ – Brasil) – A METRÓPOLE E A CRISE DO PROJETO NEO-LIBERAL NA AMÉRICA LATINA: que papel? que caminhos?
Mesa 2 – Processos de mercantilização dos serviços urbanas e a cidade neoliberal (serviços, novos arranjos que estão sendo adotados na prestação de serviços, novos modelos de planejamento)
Mesa 2 – Los procesos de mercantilización de los servicios urbanos y la ciudad neoliberal (servicios, nuevos arreglos que están siendo adoptados en la prestación de servicios, nuevos modelos de planificación).
Coordinacion: Alberto Lovera (Universidad central de Venezuela UCV- Venezuela); Ana Lucia Britto, (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU- Brasil); Pedro Pirez (Universidade nacional de San Martin-Argentina)
Expositores:
Mesa 3 – Os processos de transformação histórica da cidade latino americana
Mesa 3 – Los procesos de transformación histórica de la ciudad latinoamericana
Coordinacion: Daniel Hiernaux Nicolas (Universidad Autónoma de Querétaro, Mexico);Fernando Carrion Mena (Departamento de Estudos Políticos da FLACSO-Equador); René Coulomb Bosc (Universidade Autonoma Metropolitana -AZCAPOTZALCO,México)
Expositores:
Mesa 4 – Conflitos urbanos, utopias e propostas alternativas à cidade neoliberal.
Mesa 4 – Los conflictos urbanos, utopías y propuestas alternativas a la ciudad neoliberal.
Coordinacion: Luciano Fedozzi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Brasil); Orlando Alves dos Santos Junior (IPPUR/UFRJ – Brasil);
Sergio Tamayo Flores (universidad autônoma Metropolitana – Mexico).
Expositores:
Mesa 5 – Modelos de política urbana e a concepção neoliberal
Mesa 5 – Los modelos de la política urbana y la concepción neoliberal
Coordenação/ Coordinacion: Samuel Jaramillo González (Universidad de los Andes- Colombia); Luciana Lago (IPPUR/UFRJ – Brasil )
Expositores:
Ana Núñez e Jorge Roze (Universidad Nacional de Mar del Plata e Universidad Nacional del Nordeste- Argentina) Las palabras y las cosas em la ciudad latinoamericana.
Arturo Alvarado Mendoza y Úrsula Alanís Legaspi. (Colegio de México-México) Miradas a la seguridad, al orden y a la ciudadanía de la ciudad de México.