O Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico da Baixada Fluminense criou recentemente o site forumbaixadarj.org com o objetivo de servir como instrumento de debate, divulgação de eventos e notícias e de dados sobre a Baixada Fluminense e a periferia da RMRJ. Com relação à base de dados, estão disponíveis, para os interessados indicadores e dados demográficos, sociais, sobre emprego e renda, estabelecimentos, PIB e setores econômicos.
Apresentação Site Fórum Baixada Fluminense
O estado do Rio de Janeiro, no período pós-mudança da Capital Federal do Rio para Brasília – cuja presença impactava positivamente não só a cidade do Rio, mas também o conjunto de sua Região Metropolitana e o restante do estado –, passou por um processo de perda de importância econômica e de degradação de seus indicadores sociourbanos.
Entre 1970 e 2010, por exemplo, o estado do Rio de Janeiro apresentou uma perda de participação no PIB nacional de -35,2%, a maior perda entre todas as unidades federativas. Nesse cenário, a periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro também apresentou uma significativa degradação socioeconômica, sendo simbólico dessa realidade o fato de, de acordo com o Índice de Bem-estar Urbano, desenvolvido pelo Observatório das Metrópoles, vinculado ao Cnpq e ao IPPUR/UFRJ, sermos a Região Metropolitana em que o tempo médio de deslocamento diário casa/trabalho/casa é o maior, entre as quinze principais metrópoles brasileiras pesquisadas.
A partir do século XXI, o estado do Rio de Janeiro começa a apresentar indicadores econômicos melhores e passa a ser alvo de uma ampliação de investimentos públicos. Os treze municípios que integram o Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico da Baixada Fluminense, compõem uma região com 2.806Km²; 3.556.279 habitantes; um PIB, no ano de 2010 de R$ 58.346 milhões; e 514.193 empregos formais em 2012.
A proposta do Fórum é buscar adensar a estrutura produtiva dessa região, visando ampliar o emprego, a renda e a base de arrecadação pública municipal para as respectivas Prefeituras. A perspectiva do Fórum não é discutir exclusivamente questões econômicas, por entender que o dinamismo econômico dependerá também da existência de infraestrutura e de políticas urbanas, sociais e do meio ambiente, que levem ao desenvolvimento sustentável da região.
Assim, este site visa ser: um instrumento de divulgação do Fórum e da realidade dos municípios da Baixada Fluminense – através da apresentação de dados e indicadores econômicos, sociais e vinculados à gestão pública e de trabalhos que tenham relação com a Baixada Fluminense; e uma fonte de informação para os cidadãos fluminenses e, particularmente, para os gestores públicos, empresários, pesquisadores, estudantes e jornalistas.
Acesse no link o site do Fórum da Baixada Fluminense.