Skip to main content
Jorge Wilheim

Jorge Wilheim (Crédito: Sesc/Reprodução)

Jorge Wilheim(1928–2014) foi um dos mais importantes e visionários urbanistas brasileiros. Por mais de seis décadas transformou seu profundo conhecimento sobre a dinâmica urbana em soluções vibrantes e obras inovadoras, buscando, incessantemente, melhorar a qualidade de vida nas metrópoles em desenvolvimento. Em 2018, Wilheim completaria 90 anos e sua família prepara uma série de eventos em celebração ao seu legado, que abrange debates, ciclos e exposições sobre as contribuições de Wilheim às cidades.

Para marcar o início dessa programação, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza, de 22 de agosto a 12 de setembro o ciclo Jorge Wilheim, o pensador de cidades. Por meio de testemunhos de amigos e profissionais, o ciclo apresenta alguns aspectos inovadores de seus projetos e suas ideias acerca do desenvolvimento das cidades. Entre os convidados estão Nabil Bonduki, Luiz Fernando Cruvinel Teixeira, Laura Tetti, Ivan Maglio, Rosa Grena Kliass, Mario Franco, Marcia Grosbaum, Regina Meyer, Maria Antonieta Bentes, Rovena Negreiros e Mário Mazzilli.

Wilheim é responsável por um legado inestimável de emblemáticas obras e conceitos, entre os quais vários cartões postais paulistanos, como o Parque Anhembi (1967-73) e os projetos de reurbanização do Vale do Anhangabaú (1981-91) e do Pátio do Colégio, sítio da fundação de São Paulo (1975).

Da sua prancheta também saíram os projetos de muitas das referências arquitetônicas e urbanas que conhecemos, tais como: a sede do Clube Hebraica (1961), o TAIB – Teatro de Arte Israelita-Brasileiro (1961), o Serviço Social das Indústrias (Sesi) – Vila Leopoldina (1974), a sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (1975), o centro de diagnósticos do Hospital Albert Einstein (1978/85), diversas escolas profissionais para o SENAC, e muitos outros. Por trabalhos profissionais, recebeu os prêmios “Tarsila do Amaral” (1956), “Governador do Estado” (1964), “IAB de Urbanismo” (1965 e 67), “IAB para Ensaio” (1965 e 67), “Pensador de Cidades Luiz Antonio Pompéia” (2010) e a Ordem do Mérito de Brasília (1985).​

No campo político, sua atuação é marcante e teve importante atuação no processo de redemocratização do País. Wilheim ocupou diversos cargos públicos e institucionais com o intuito de melhorar forma como as pessoas se relacionam com as cidades, guiado pela concepção de que a participação social é indispensável para o urbanismo. Foi Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo (1975-79); duas vezes Secretário de Planejamento da capital paulista (1983-1985 e 2001-2004); Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (1987-1990); além de presidente da Emplasa, Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo (1991-1994).

Suas principais marcas no Governo do Estado de São Paulo foram a criação do PROCON, da Fundação SEADE, da EMTU, e do “Passe do Trabalhador”, hoje conhecido como Vale Transporte. No comando da Emplasa elaborou o primeiro Plano Metropolitano da macrometrópole paulista. Como Secretário de Planejamento do Município de São Paulo, criou o pioneiro Passe do Idoso, o Cadastro Cultural das Referências Urbanas, o Conselho de Política Urbana, o Fundurb, o Plano Diretor Estratégico e os 31 Planos Estratégicos das Sub-Prefeituras de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO:

22/8, 19h às 21h30: Inovação no planejamento urbano

Pensamento, visão, método e propostas de Jorge Wilheim para o desenvolvimento do planejamento urbano, com destaque para as cidades de Curitiba, São Paulo e Goiânia.

Com Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista, professor de Planejamento Urbano da FAU-USP. Ocupou diversos cargos públicos e, quando vereador, foi o relator e autor do texto aprovado do Plano Diretor Estratégico de São Paulo (2002/14). Elaborou diversos planos diretores e habitacionais em várias cidades brasileiras.

Com Luiz Fernando Cruvinel Teixeira, arquiteto e urbanista, autor do projeto urbano da cidade de Palmas (Tocantins). Responsável pela criação do Instituto de Desenvolvimento Urbano de Goiás – órgão que administrou a política urbana no Estado de Goiás. Teve carreira internacional nos escritórios de Timothy Rendle (GB) e Tasso Katselas (EUA).

Mediação: Ivan Maglio, engenheiro e doutor em Saúde Ambiental pela USP, com especialização em Impacto Ambiental pela Universidade de Aberdeen (GB) e Gestão Ambiental pela TUFTS University Massachussets (EUA). Atuou com Jorge Wilheim nos processos relacionados ao Plano Diretor Estratégico de SP (2002/14).

29/8, 19h às 21h30: Inovação na gestão pública

Relatos de experiências na gestão pública por meio de testemunhos de profissionais que atuaram na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de SP (1983/86-2000/04) e no processo de criação e implantação da primeira Secretaria Estadual do Meio Ambiente do País.

Com Laura Tetti, graduada em História e Ciências Sociais. Trabalhou com Jorge Wilheim por diversas vezes desde 1983 na Secretaria de Planejamento da Cidade de São Paulo, na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e foi Diretora da CETESB. Foi consultora da Prefeitura de Nova York e da New York University.

Com Ivan Maglio, engenheiro e doutor em Saúde Ambiental pela USP, com especialização em Impacto Ambiental pela Universidade de Aberdeen (GB) e Gestão Ambiental pela TUFTS University Massachussets (EUA). Atuou com Jorge Wilheim nos processos relacionados ao Plano Diretor Estratégico de SP (2002/14).

Mediação: Nina Vaisman, arquiteta, paisagista e urbanista com diversas participações em planos diretores em São Paulo e outros Estados. Participou, com Jorge Wilheim, da Secretaria de Planejamento no Governo Mario Covas, tendo sido parceira na execução do Plano Diretor da cidade naquele período.

5/9, 19h às 21h30: Inovação na arquitetura e no urbanismo

Aborda o processo de criação de suas obras, seu método e os bastidores de alguns significativos projetos de sua carreira.

Com Rosa Grena Kliass, arquiteta e paisagista pela FAU-USP. Parceira de Jorge Wilheim desde o início de sua carreira, executaram importantes projetos como: Plano Diretor de Angélica (MS); Plano Preliminar Paisagístico de Curitiba, Joinville, Natal, Indaiatuba, Guarulhos, São José dos Campos e o Projeto de reurbanização do Vale do Anhangabaú.

Com Mario Franco, contemporâneo de Jorge Wilheim e parceiro em diversas obras, como o Parque Anhembi.Engenheiro civil e doutor pela Escola Politécnica da USP. Professor da POLI e da FAU-USP. Sócio fundador do Escritório Julio Kassoy e Mario Franco Engenharia responsáveis por mais de 2.000 projetos estruturais no Brasil.

Com Marcia Grosbaum, arquiteta e urbanista, com experiência acadêmica e profissional em Estudos Urbanísticos; planos diretores municipais e regionais; legislação urbanística; projetos de urbanização e qualificação urbana; entre outros. Atuou desde 1998 com Jorge Wilheim em seu escritório e hoje é sócia diretora da JW Urbana.

Mediação: Regina Meyer, arquiteta, professora e coordenadora do Laboratório de Urbanismo Metropolitano da FAU USP, com especialização, mestrado, doutorado e livre docência na Inglaterra e no Brasil.

12/9, 19h às 21h30: Pesquisa e criação na gestão pública

Trata de alguns projetos emblemáticos de Jorge Wilheim, como o Plano de Desenvolvimento Territorial do Estado de SP (1975-79), as iniciativas de pesquisa sobre o álcool como combustível, a criação do PROCON e do SEADE, além da sua visão metropolitana refletida na sua gestão da EMPLASA.

Com Maria Antonieta Bentes, economista pela USP, trabalhou na Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de SP com Jorge Wilheim. Coordenou diversos trabalhos sobre as possibilidades de utilização do álcool como combustível para o transporte e o uso de energia solar em edificações públicas.

Com Rovena Negreiros, advogada, doutoranda em Economia do Setor Público na Unicamp. Gestora pública com especialização em políticas urbanas e desenvolvimento regional, foi Presidente da EMPLASA, Superintendente de Acompanhamento e Projetos da EMURB (PMSP), Diretora Adjunta de Análise e Disseminação de Informações do SEADE.

Mediação: Mário Mazzilli, sociólogo, mestre em Comunicação e Semiótica, Jornalista e Gestor Cultural. Diretor Superintendente do Instituto CPFL. Participou de instituições lideradas por Jorge Wilheim, como a Secretaria de Economia e Planejamento, SEMPLA e EMPLASA.

Para mais informações, acesse a site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

 

» Com informações da Assessoria de Imprensa do Sesc — Rita Solimeo Marin.