Começa hoje, dia 1º de julho, às 18hrs, o Seminário Territórios Negros: Patrimônio e Educação na Pequena África, organizado pelo Museu da História e Cultura Afro-brasileira (MUHCAB), O INSTITUTO, o Núcleo de Estudos em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais (NEGRAM) do laboratório do Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN/IPPUR/UFRJ) e com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ).
O projeto tem como objetivo contribuir para ampliação de debates em torno do território da Pequena África e valorizar a produção, teórica e prática, de profissionais e acadêmicos da Arquitetura e Urbanismo, além de outros profissionais e agentes interessados na área de patrimonialização na zona portuária do Rio de Janeiro.
Entre as atividades propostas está um seminário online gratuito que vai acontecer entre os dias 1º e 29 de julho pelo Zoom e contará com a presença de atores sociais e pesquisadores em diálogo com questões acerca das relações étnico-raciais e o território. Haverá certificado para os inscritos com 75% de participação em todo o seminário. Inscrições gratuitas através do Sympla.
São 5 mesas temáticas que irão conduzir a elaboração dos conteúdos propostos, sendo elas:
- MUSEU DE TERRITÓRIO(S) NEGRO(S) (Dia 01/07);
- PATRIMÔNIOS NEGROS NO BRASIL E NO MUNDO (Dia 08/07);
- TERRITÓRIO E AÇÃO NA PEQUENA ÁFRICA (Dia 15/07);
- ARQUITETURA E PATRIMÔNIOS NEGROS NA PEQUENA ÁFRICA (Dia 22/07);
- BRANQUEAMENTO DO TERRITÓRIO E DISPUTAS DE LUGAR NA PEQUENA ÁFRICA (Dia 29/07).
Saiba mais em: territoriosnegros.wixsite.com/seminario2021