Seminário O Maraca é Nosso: abertura de consulta pública
O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas e a Associação Brasileira de Imprensa realizam, nesta quinta-feira (28/02), o Seminário “O Maraca é Nosso!” com o propósito de dar início à consulta pública para a gestão do Complexo do Maracanã. No evento serão realizadas plenárias para debater o custo da Copa e o seu legado e refletir sobre o Maracanã que queremos; dentre os convidados estão o deputado estadual Marcelo Freixo, o professor de história Luiz Antônio Simas e o cacique Carlos Tucano, representante da Aldeia Maracanã. O Observatório das Metrópoles apoia o debate público e democrático sobre o legado resultante dos megaeventos esportivos.
O projeto de reforma do Maracanã apresentado pelo Governo do Rio de Janeiro já consumiu cerca de R$ 800 milhões de recursos públicos, e prevê ainda a demolição do Estádio Célio de Barros, do Parque Aquático Júlio de Lamare, além da Escola Municipal Freidenreich. Tudo isso será feito para repassar à iniciativa privada, via concessão, a gestão do estádio pelos próximos 35 anos.
É diante desse fato e percebendo a ausência de um debate público sobre a gestão do Complexo do Maracanã que o Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas promove o Seminário “O Maraca é Nosso!”. “O Governo do Rio acaba de lançar o edital para a licitação do Maracanã, com data para 11 de abril; após a única audiência pública em novembro de 2012, pouco foi incorporado das reivindicações de vários atores da sociedade civil, quer dizer, o poder público abre o espaço mas não se interessa pela opinião da população. Vamos agora intensificar o debate, queremos que o movimento se fortaleça nas ruas e mostre o que a sociedade carioca quer para o estádio e para a sua cidade”, explica Gustavo Mehl, integrante do comitê.
O Seminário “O Maraca é Nosso!” será dividido em três plenárias com o objetivo de discutir os custos da Copa; o Complexo do Maracanã e seu legado social que ainda vive; e um projeto popular para o estádio. Veja a seguir o programa completo do evento.
Última modificação em 27-02-2013