De 05 a 20 de abril de 2021, o Observatório das Metrópoles realizará o Seminário “O Direito à Cidade em Tempos de Inflexão Ultraliberal”. Ao longo de três semanas, promoveremos doze mesas redondas com o objetivo de apresentar os resultados de projetos de pesquisa, aliando a perspectiva teórica com a possibilidade de incidência da rede.
As mesas serão compostas essencialmente por pesquisadores(as) do Observatório, além de alguns convidados(as) externos(as), e sua estrutura prevê apresentações sobre o tema, comentários de um(a) especialista e participação do público – os temas foram definidos a partir dos produtos resultantes de projetos da pesquisa da rede. Além disso, pretende-se promover reflexões sobre o contexto político e as possibilidades de atuação e incidências futuras do Observatório das Metrópoles.
As 500 vagas para inscrição com emissão de certificado já foram preenchidas, porém quem quiser acompanhar os debates pode se inscrever em nosso canal no Youtube e assistir as mesas redondas, a partir do dia 05 de abril (segunda-feira), às 16h.
A seguir, confira a programação da Semana 1:
MESA REDONDA DE ABERTURA | O futuro das metrópoles e as metrópoles no futuro
Em 2020 houve uma inflexão profunda nas dinâmicas urbanas e regionais. Além das desigualdades já conhecidas nas periferias do mundo, como o caso do Brasil, ampliou-se algumas problemáticas decorrentes da crise sanitária-econômica-social imposta pela pandemia. O INCT Observatório das Metrópoles, reunindo suas experiências acadêmicas, propõe um seminário que discuta as questões previamente dispostas nos contextos metropolitanos à luz dessa nova perspectiva de organização social e urbana. Qual o futuro das metrópoles e como se desenharão as metrópoles no futuro? A mesa de abertura do evento, que faz parte do II Congresso do Observatório das Metrópoles, tem por objetivo discutir esses temas e refletir sobre as perspectivas de futuro.