Teve início no dia 14 de setembro de 2020, no formato virtual, o “Seminário Internacional Moradia de aluguel na América Latina: Estado, finanças e mercados populares”, promovido pelo Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade/FAUUSP), com o apoio do Centro de Estudios de Conflicto y Cohesión Social – COES (Chile), do Instituto de Estudios Urbanos y Territoriales UC (Chile) e da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo – USP.
Atualmente nota-se um aumento das pesquisas relacionadas a outras formas de posse da moradia que não a propriedade privada, acompanhando a presença crescente do aluguel e de sua importância nos assentamentos populares consolidados, bem como nas frentes de expansão financeiro-imobiliárias que marcam a reestruturação das metrópoles nesta conjuntura. O seminário busca explorar como esses processos têm alterado as estruturas de posse da moradia na América Latina, as condições atuais que caracterizam a moradia de aluguel na região em seus diversos mercados – dos populares aos ativos financeiros –, bem como os regulamentos, políticas públicas existentes, propostas e respectivas implicações. Além disso, procura abordar as resistências locais e globais a processos urbanos predatórios que envolvam a moradia de aluguel nas suas diversas dimensões.
Organizado em treze mesas, o evento contará com mais de 50 apresentações de trabalhos realizados na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela. Além de palestras com destacados professores e pesquisadores que trabalham com a temática da moradia de aluguel.
A palestra de abertura, intitulada “Financialization of rental housing”, contou com a participação de Desiree Fields (UC Berkeley) e Raquel Rolnik (FAUUSP). Realizada na segunda-feira (14), o registro já está disponível no Youtube. Também ocorreram nessa semana as seguintes mesas temáticas:
- Mesa 1 – Aluguel e moradia precária em áreas centrais
- Mesa 2 – Aluguel em favelas
- Mesa 3 – Políticas Públicas de aluguel no Brasil
- Mesa 4 – Diversidade de políticas públicas de aluguel na América Latina
- Mesa 5 – Políticas habitacionais e mercados populares de aluguel
- Mesa 6 – Despejos, remoções e o aluguel temporário
Observação: Os registros também serão disponibilizados no canal do LabCidade no Youtube.
Ao longo da próxima semana (21, 22 e 23), o evento segue com as apresentações de trabalho. No dia 23 de setembro (quarta), ocorrerá a palestra de encerramento, intitulada “Aluguel e desigualdade urbana: novos desafios a enfrentar”, com a participação de Pedro Abramo (UFRJ) e Felipe Link (IEUT – Pontifícia Universidade Católica do Chile).
Mesas da próxima semana:
- Mesa 7 – Agentes financeiros, Estado e mercados de locação residencial
- Mesa 8 – Investidores corporativos no mercado de aluguel
- Mesa 9 – Circuitos locais e globais no mercado de alugueis
- Mesa 10 – Aluguel e mercados fundiários
- Mesa 11 – Crise dos alugueis e seus impactos
- Mesa 12 – Aluguel e propriedade dos imóveis
- Mesa 13 – Ativismos e a luta por direito à cidade
Confira a programação completa no site do LabCidade.