Skip to main content

Entre os dias 07 e 09 de novembro de 2023, ocorrerá o Seminário Internacional: Federalismo e Gestão Metropolitana no Brasil e no México. O evento visa a divulgação e troca de reflexões teóricas e metodológicas e de resultados de pesquisas realizadas por professores, pesquisadores e alunos do Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles no Instituto de Políticas Públicas da UFRN (Brasil) e o Laboratorio de Estudios Metropolitanos, do El Colegio de Jalisco (Mexico).

O Seminário conta com o financiamento da CAPES e apoio do INCT/CNPq Observatório das Metrópoles e com a adesão de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, no sentido de contribuir para sedimentar o debate teórico e conceitual sobre o federalismo, a governança das metrópoles e os desafios de seu desenvolvimento, a exemplo da participação social no Brasil, após o Estatuto da Metrópole, de 2015. Além disso, pretende refletir sobre a incorporação da dimensão territorial nas políticas urbanas em âmbito latino-americano. O seminário irá congregar uma rede de pesquisadores e alunos de importantes universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais, dedicados ao tema das metrópoles.

O evento objetiva ainda a consolidação da internacionalização do Programa de Pós Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) e do Instituto de Politicas Publicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), viabilizada através do convênio acadêmico estabelecido com as Universidades de El Colegio de Jalisco e Universidad de La Ciénega del Estado de Michoacán de Ocampo/UCEMICH (México).

Inscreva-se através do link: cchla.ufrn.br/ipp/evento/seminario-internacional

O Seminário será realizado no formato híbrido (presencial e virtual), e as inscrições são gratuitas no local ou previamente pelo Portal do Instituto de Políticas Públicas (IPP) da UFRN. Haverá transmissão do evento através do Youtube e Facebook do El Colegio de Jalisco (México).

Confira a programação:

Conferência e Mesas Redondas

A programação terá início, no dia 07 de novembro, com duas Mesas Redondas. A primeira intitulada “Federalismo fiscal e metropolização no México” terá início a partir das 14h, e terá a participação dos professores Alberto Arellano Ríos (El Colegio de Jalisco) e Juan Carlos Martínez Andrade (El Colegio Mexiquense, A.C), sob a mediação do Prof. Richardson Câmara (IPP/PPEUR/UFRN). A segunda mesa redonda, “O financiamento metropolitano – os casos do Brasil e México” se iniciará a partir das 15h45, contará com a participação do Prof. Javier Rosiles Salas (Universidad de la Ciénega de Michoacán de Ocampo – UCEMICH) e da Profa. Maria do Livramento M. Clementino (Observatório das Metrópoles) com a coordenação do Prof. Alberto Arellano Ríos (El Colegio de Jalisco).

Na sequência, teremos a Cerimônia de Abertura do evento com a presença da Dra. Maria do Livramento M. Clementino (Observatório das Metrópoles); do Prof. Hênio Miranda (Vice-Reitor da UFRN); do Prof. Luiz Cesar Ribeiro (Coordenador Nacional do INCT CNPq Observatório das Metrópoles), Dra. Lindijane Almeida (Diretora do Instituto de Políticas Públicas/UFRN); Dra. Zoraide Pessoa (Vice Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Estudos Urbanos e Regionais/UFRN); Dr. Alberto Arellano Rios (El Colegio de Jalisco). Logo sem seguida, ocorrerá a Conferência do Prof. Dr. Mark Roseland (Universidade Arizona) intitulada “Governança para a Construção de Cidades Sustentáveis”, a partir das 18h30 no Auditório da BCZM – UFRN. Este momento terá a coordenação de Dr. Richardson Câmara (IPP/PPEUR/UFRN).

Já no dia 08 de novembro, teremos mais duas Mesas Redondas, a partir das 14h. Inicialmente teremos a Mesa “Megaprojetos, neoextrativismo e fragmentação territorial: transformações no México e Brasil”, com a participação do Dr. Jesus Carlos Guzmán (Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Azcapotzalco), Dra. Mónica de Carvalho (PUC-SP), Me. Felipe Quintanilha (UENF) sob a coordenação do Prof. Alexssandro Ferreira (IPP/PPEUR/UFRN). Na sequência é a vez da Mesa Redonda “O Turismo e a Transformação das Metrópoles”, com as apresentações do Prof. José Alfonso Baños Francia (Universidad de Guadalajara), Me. Marcela Costa Bifano de Oliveira (Universidad de Guadalajara) e Profa. Erika Patricia Cárdenas Gómez (El Colegio de Jalisco) com a coordenação do Dr. Cláudio Maia (IPP/PPEUR/UFRN).

No dia 09 de novembro, as mesas “O Orçamento Participativo nas regiões metropolitanas: casos de Brasil e México” e “Desafios da participação social nas agendas metropolitanas do Brasil e México” encerrarão a programação cientifica do evento, a partir das 14h. A Mesa “O Orçamento Participativo nas regiões metropolitanas: casos de Brasil e México” contara com as participações de Prof. Santos Joel Flores Ascencio (El Colegio de Jalisco) e do Prof. Luciano Fedozzi (UFRGS) com a coordenação da Dra. Lindijane Almeida (IPP/PPEUR/UFRN). Já a última Mesa redonda, “Desafios da participação social nas agendas metropolitanas do Brasil e México” conta com a participação da Dra. Raquel Silveira (IPP/PPEUR/UFRN), Dra. Terezinha Albuquerque (UERN), do Dr. Javier Rosiles Salas (UCEMICH), sob a coordenação da Profa. Dra. Glenda Dantas (UFPB).

*As Mesas Redondas serão realizadas no Auditório do Instituto Internacional de Física – UFRN (exceto a Conferência do dia 07/11, que será realizada no Auditório da BCZM).

Grupos de Trabalhos (GTs)

Durante as manhãs dos dias 08 e 09 de novembro de 2023, ocorrerão as sessões dos Grupos de Trabalhos (GTs) com apresentações de pesquisas sobre diversas temáticas, distribuídas nas salas do IPP-UFRN. Sempre a partir das 10hs.

Neste ano serão realizados 5 (cinco) Grupos de Trabalho (GTs), são eles:

  • GT1 – Federalismo Fiscal e Relações Intergovernamentais
    • Coordenação: Dr. Richardson Câmara (IPP/PPEUR/UFRN)
    • O GT procura aprofundar a discussão teórica, conceitual e metodológica sobre o federalismo fiscal e as relações intergovernamentais no Brasil e Mexico, a partir de pesquisas em andamento que tenham como escopo as regiões metropolitanas.
  • GT2 – Megaprojetos, Neoextrativismo e Fragmentação Territorial
    • Coordenação: Dr. Cláudio Maia (IPP/PPEUR/UFRN) e Dra. Isis do Mar (IPP/PPEUR/UFRN)
    • O GT procura trazer para debate sobre os impactos diretos e específicos dos Megaprojetos urbanos, do neoextrativismo sobre a gestão metropolitana e das mudanças pelas quais passa a sociedade latinoamericana, em razão das regiões metropolitanas concentrarem e expressarem a dinâmica socioespacial do modelo urbano em crise.
  • GT3 – Capacidades Estatais e Participação Social
    • Coordenação: Dra. Lindijane Almeida (IPP/PPEUR/UFRN) e Dra. Raquel Silveira (IPP/PPEUR/UFRN)
    • O GT procura debater teórica e metodologicamente os conceitos de capacidades estatais e participação social à luz de estudos realizados no Brasil e no México.
  • GT4 – A Política Urbana e as Políticas do Urbano no Brasil: Mercantilização e Financeirização da Cidade
    • Coordenação: Dr. Alexsandro Ferreira (IPP/PPEUR/UFRN) e Dr. Dmitri Felix (IPP/PPEUR/UFRN)
    • O GT objetiva fomentar o diálogo entre trabalhos que busquem identificar as prováveis transformações decorrentes na dinâmica política local das cidades brasileiras, com o recrudescimento da agenda neoliberal dos governos na escala global e a agudização da crise do regime democrático liberal, considerando tanto a sua expressão institucional quanto extrainstitucional.
  • GT5 – Mudanças Climáticas, Descarbonização, Transição Energética e Capacidade Adaptativa em Cidades e Regiões Metropolitanas
    • Coordenação: Dra. Zoraide Pessoa (IPP/PPEUR/UFRN), Dr. Rylanneive Pontes (IPP/PPEUR/UFRN) e Dra. Melissa Pimenta (IPP/PPEUR/UFRN)
    • O GT aceitará trabalhos que fomentem o debate teórico, metodológico e/ou de resultados de pesquisas sobre questão ambiental, processo de descarbonização, transição energética e respostas à crise climática global nos vieses de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas no contexto de cidades e regiões no Brasil, mas também em outros recortes nacionais e/ou internacionais.

Outras atividades

A partir da 17h, do dia 09 de novembro, haverá uma sessão de Lançamento de Livros, no hall de entrada do IPP-UFRN.

O momento de lançamento dos livros também contará com a apresentação cultural do Grupo Afoxé (DEART/UFRN).

Este Seminário conta com o financiamento da Capes e apoio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da UFRN e do Instituto de Políticas Públicas (UFRN) com a adesão de pesquisadores de instituições, nacionais e internacionais, no sentido de contribuir para sedimentar o debate teórico e conceitual sobre o federalismo, a governança das metrópoles e os desafios de seu desenvolvimento.

Para maiores informações, entre em contato através do e-mail: seminter.bramex@gmail.com.