Até o dia 29 de julho de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está promovendo o Seminário em Estudos Urbanos e Regionais (2022.1).
No primeiro dia do evento, dia 25 de julho, o coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (IPPUR/UFRJ), foi o conferencista convidado para a Conferência de Abertura. Com o tema “A nova urbanização dependente: uma agenda de pesquisa”, a apresentação abordou a hipótese de que a nova forma de dependência decorre do poder financeiro informacional e sua capacidade de extração de diversos tipos de rendas da periferia. Ao final, Ribeiro explorou os possíveis nexos entre o urbano sob a dominação financeiro-informacional e seu padrão rentista de acumulação (confira os slides da apresentação).
A professora Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros, coordenadora do PPEUR/UFRN e organizadora do evento, comentou a apresentação de Ribeiro e a importância do tema:
Uma conferência de abertura memorável, com o Prof. Luiz Cesar Ribeiro apresentando uma discussão muito oportuna e atual, preparada especialmente para o evento. Com muita densidade teórica e reflexões a cerca da “nova dependência” da inserção brasileira na dominação financeira-informacional do capitalismo contemporâneo; de onde emerge uma sociedade algorítmica imprimindo sua marca nos territórios e no urbano. Estamos diante de um novo poder global que induz a substituição do industrialismo pelo rentismo. Mais uma vez, se recoloca no Brasil a emergência e a importância da construção de um projeto de nação que organize a distribuição da riqueza de forma justa. A sistematização cuidadosa das ideias e a proposição de uma agenda de pesquisa acerca de uma “plataforma para uma política urbana de reconstrução e transformação das metrópoles brasileiras” cativou o público que permaneceu atento durante quase duas horas.
No último dia de seminário, sexta-feira (29 de julho), às 11h30, o Observatório das Metrópoles Núcleo Natal promoverá o lançamento de quatro livros, produzidos entre os anos de 2019 e 2021, pelos pesquisadores do núcleo. A ação acontecerá no hall do Departamento de Políticas Públicas (DPP/UFRN).
Os livros fazem parte de um conjunto de estudos sobre a Região Metropolitana de Natal, realizados pelo núcleo nos últimos três anos e que, assim como a proposta do “Seminário em Estudos Urbanos e Regionais”, contemplam importantes referências na área Planejamento Urbano, Regional e Demografia (PLURD).
Confira um resumo dos livros:
“Duas Décadas da Região Metropolitana de Natal”, organizado por Maria do Livramento Clementino, coordenadora do Núcleo Natal. Publicado em 2019, a obra traz a interpretação dos(as) pesquisadores(as) acerca da transição urbana na Região Metropolitana de Natal (RMN) em sua fase mais recente.
O título do livro expressa a compreensão e preocupação sobre os impasses presentes na realidade urbana-metropolitana da RMN diante dos desafios do desenvolvimento urbano brasileiro no momento em que o país vivencia uma inflexão ultraliberal no seu processo de desenvolvimento. Estruturado em quatro partes, o livro aborda a Região Metropolitana de Natal nas seguintes dimensões: Parte I – Governança Metropolitana e Regimes Urbanos; Parte II – Habitação; Parte III – Dimensão Econômica; e Parte IV – Dimensão Socioambiental.
“Em tempos de Pandemia: contribuições do Observatório das Metrópoles – Núcleo Natal”, organizado por Maria do Livramento Clementino, Lindijane Almeida e Brunno Costa, o livro foi publicado em 2020. O livro apresenta 13 artigos, sistematizado em 3 dimensões: Parte I – Gestão, governança metropolitana e governança colaborativa em tempos de pandemia; Parte II – Cidades e atores em tempos de pandemia; e Parte III – Cidades, vulnerabilidades e desenvolvimento em tempos de pandemia.
“De olho na metrópole Natal: conheça a Região Metropolitana de Natal”, organizado por Lindijane Almeida, Terezinha Barros, Raquel Silveira e Fabiano Soares, o livro foi publicado em 2021. A obra expressa, em seus 16 capítulos, a compreensão e a preocupação com o planejamento e a gestão da RMN dada a constatação dos estudos, realizados pelos pesquisadores do Núcleo, a respeito da necessidade de que os problemas e os desafios da RMN sejam conhecidos por gestores públicos e pela sociedade.
“Governança de Regiões Metropolitanas: Contribuições à luz do Estatuto da Metrópole”, organizado por Maria do Livramento Clementino e Lindijane Almeida, o livro foi publicado em 2021. O livro trata do atual quadro político, econômico e social da governança das regiões metropolitanas – em contexto diverso – visando contribuir com o aprimoramento dos atuais quadros normativos, instrumentais e teóricos, em especial sobre a implementação no Brasil do Estatuto da Metrópole.
Estruturado em quatro dimensões, o livro aborda: Parte I – Experiências Internacionais de Governança Metropolitana; Parte II – Experiências Nacionais de Planos Metropolitanos; Parte III – Elementos a serem considerados para uma Governança Metropolitana; e Parte IV – Subsídios para um modelo de gestão da Região Metropolitana de Natal.
Todas as obras estão disponíveis em nossa Biblioteca Digital.