O coordenador nacional do INCT Observatório das Metrópoles, professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, participou no dia 5 de setembro do seminário Brasil Metropolitano, uma iniciativa da Universidade Presbiteriana Mackenzie com vistas a discutir as alternativas políticas para o fortalecimento da gestão metropolitana.
Márcio Pochmann, presidente do Ipea, Luis César de Queiroz Ribeiro, do Observatório das Metrópoles (UFRJ), e Jeroen Klink, da Universidade Federal do ABC (UFABC), compuseram a primeira mesa de debates e falaram sobre as novas formas de governança.
Já Nadia Somekh, da Universidade Mackenzie, Martin Vanier, da Universitè Joseph Fourier-Grenoble-Prefeitura de Mairie de Lyon, e Vincent Renard, do ICNRS IDDRI-Sciences-Spo-França, falaram sobre cooperação metropolitana e projetos urbanos.
Na mesa com o tema Arranjos metropolitanos e Projetos estratégicos, participaram Paula Ravanelli, assessora especial da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência (representando a ministra Ideli Salvatti), Mário Reali, presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o secretário estadual Edson Aparecido e o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.
No encerramento, o deputado federal José de Filippi e o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim falaram sobre a metrópole do século 21.
O seminário foi realizado pelo mandato da Senadora Marta Suplicy em parceira com a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Última modificação em 08-09-2011