Skip to main content

Segunda Residência, Lazer e Turismo

By 19/09/2012dezembro 12th, 2017Publicações

Segunda Residência, Lazer e Turismo

O núcleo Natal do INCT Observatório das Metrópoles convida para o lançamento do livro “Segunda Residência, Lazer e Turismo”, no dia 21 de setembro na cooperativa cultural da UFRN. A publicação é mais um produto do instituto sobre o fenômeno da “metropolização turística”. Organizado por Maria Aparecida Pontes da Fonseca, a coletânea analisa do tema da “segunda residência” vinculando-o ao lazer e ao turismo e, especialmente, à evolução da ocupação econômica imobiliária das faixas de praia do litoral do Nordeste brasileiro, ocorrido no século passado.

O tema da “segunda residência” associada ao lazer e ao turismo tem sido estudado até agora como fenômeno local. O chamado “turismo residencial” ou a modalidade turística da “segunda residência” em que as pessoas que a praticam elegem um destino ou uma localidade que não seja forçosamente turística per si, onde fazem uso de uma moradia em que se hospedam e realizam atividades de ócio e entretenimento, é conhecida no Brasil e no Nordeste  como “casas de veraneio”.

Ainda são poucos os estudos que tratam deste tema com novo conteúdo cultural: aquele incorporado no século XXI pela ideia de “geração global”. Agora, associadas às operações imobiliárias, a “segunda residência” é vista como  atividade econômica que se dedica à urbanização, construção e venda de imóveis turísticos-residenciais que não compõem o setor hoteleiro tradicional, cujos usuários os utilizam como alojamento para veranear ou residir, fora de seus lugares de residência habitual e que respondem a novas formas de mobilidade e residência das sociedades ditas mais avançadas.

É essa nova modalidade de “segunda residência, lazer e turismo” que este livro focaliza. Os estudos desta coletânea além de introduzirem ao debate um tema novo, chamam a atenção para a importância de se levar em conta a associação econômica entre o turismo e o imobiliário. O leitor encontrará ao longo dos capítulos uma mudança de natureza na economia com o advento do turismo e suas relações com o setor imobiliário.

Estão presentes nesta publicação autores do Observatório das Metrópoles-Núcleo Natal- e de outros pesquisadores da UFRN , também, interessados em compreender o fenômeno da “metropolização turística” ocorrida no Nordeste brasileiro e em Natal nesta primeira década do século XXI até o início da crise europeia, em 2008.

Maria do Livramento Miranda Clementino

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

Segunda Residência: conceito, características e significados

Maria Aparecida Pontes da Fonseca

Renata Mayara Moreira de Lima

 

Lazer e Turismo: uma análise teórico-conceitual

Marcelo Taveira

Salete Gonçalves

 

A segunda residência no contexto da atividade turística. Quando estamos falando de um alojamento turístico?

Maria Aparecida Pontes da Fonseca

Renata Mayara Moreira de Lima

 

Espaço público, turismo e a privatização das áreas costeiras

Kelson de Oliveira Silva

 

Origem e evolução das segundas residências no Polo Costa das Dunas/RN

Maria Aparecida Pontes da Fonseca

Kelson de Oliveira Silva

 

Imobiliário-Turístico no litoral nordestino: investimentos estrangeiros e impactos locais nas praias potiguares

Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva

Ângela Lúcia Ferreira

 

Urbanização difusa e as novas centralidades na Região Metropolitana de Natal

Elizângela Justino de Oliveira

 

Vilegiatura marítima e urbanização em Tibau/RN

Joane Luiza Dantas Vieira Batista

 

O litoral potiguar: uma análise das formas de relevo, da ocupação e das tendências do turismo

Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho

 

 

Leia também:

A urbanização vai à praia

Impactos do turismo na metropolização nordestina

Turismo e Imobiliário nas Metrópoles