Lançada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), está disponível a 2ª edição do livro “O maquinista de algodão e o capital comercial“, cuja primeira edição, de 1987, estava esgotada.
A obra foi escrita pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenadora do Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles, Maria do Livramento Clementino, e aborda as mudanças ocorridas no processo de beneficiamento e comercialização de algodão no Rio Grande do Norte. Além disso, avança na compreensão do significado dos processos históricos de formação e desenvolvimento da economia potiguar.
A seguir, confira a apresentação da autora:
Já decorrem muitos anos desde que produzi o meu primeiro estudo sobre o Rio Grande do Norte, “O maquinista de algodão e o capital comercial” publicado pela EDUFERN, em 1987.
Quando escrevi o texto, fruto de minha dissertação de mestrado, em 1985 ,na UNICAMP, era uma jovem pesquisadora e principiava minha vida acadêmica na UFRN; dando início aos estudos que continuamente me conduzem à melhor compreensão das profundas diferenças históricas, econômicas, políticas e sociais do Nordeste (e do Rio Grande do Norte) em relação a esse imenso país, que é o Brasil.
Dediquei-me na primeira metade dos anos 80 do século passado ao estudo da economia algodoeira, no qual tratei da intermediação comercial e financeira da agro exportação do algodão, a mais importante economia estadual até o início da década de 1970. Hoje tenho clareza da importância do livro para a compreensão do significado dos processos históricos de formação e desenvolvimento da economia do Rio Grande do Norte, para a apreensão das transformações ocorridas na economia potiguar no limiar do século XX e para o novo sentido que elas colocavam à urbanização.
De certo modo, passei a dar sequência às questões nele levantadas à medida que enveredei no caminho da investigação científica voltada para a temática urbana e regional, pesquisando, ensinando, orientando trabalhos acadêmicos e profissionais sobre o desenvolvimento urbano.
Faça download, CLIQUE AQUI.