Já o Observatório da Educação e Cidade – Rio de Janeiro, nos últimos quatro anos, se consolidou como um núcleo de pesquisa que tem como temática central as desigualdades de oportunidades educacionais, considerando de forma integrada os diferentes contextos e agentes atuantes nesse processo: o da cidade, o da escola e o da família. Destaca-se, entre as preocupações do grupo, a dimensão territorial de políticas públicas de acesso a bens e serviços, bem como mecanismos iníquos de seleção de oportunidades. Continuando a parceria, o recém-aprovado projeto “Observatório Educação e Cidades: Desigualdades de Oportunidades Educacionais e Dimensões da Alfabetização da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro”,articula três subprojetos sobre a temática das desigualdades educacionais, destacando a questão da alfabetização, e prioriza o Estado do Rio de Janeiro como lócus de investigação.
Reconhecendo a importância no estudo e desenvolvimento potencial de políticas de estímulo à qualidade e eqüidade da educação brasileira, o Observatório das Metrópoles busca, enquanto integrante do Observatório Educação CAPES/INEP, consolidar o conhecimento em aspectos pouco explorados de nosso quadro educacional.
Para ler o projeto Observatório Educação e Cidades: Desigualdades de Oportunidades Educacionais e Dimensões da Alfabetização da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro, clique aqui.
Última atualização em Qua, 20 de Outubro de 2010 19:34