Análise realizada pelo Observatório das Metrópoles – núcleo Natal, coordenada pela professora Maria do Livramento Clementino, orientou reportagem do Jornal Tribuna do Norte sobre expansão urbana da RM de Natal rumo à periferia. Segundo a pesquisa, o conjunto dos nove municípios periféricos da região metropolitana – excluindo a capital – cresceu mais que o dobro do estado, entre 2000 e 2010. Já a taxa anual de crescimento populacional chegou a 2,88% – no mesmo período, o estado cresceu 1,33%.
A matéria da jornalista Margareth Grilo, publicada no dia 18 de setembro no Tribuna do Norte, mostra também o trabalho que o Observatório tem desenvolvido com os dados do Censo 2000/2010. De acordo com as análises, a RM de Natal tem sido ocupada nos extremos das cidades, configurando um fenômeno irreversível há, pelo menos, uma década. Sendo que a mancha urbana indica duas tendências de crescimento, a principal de Natal em direção à Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz.
Para os pesquisadores do INCT Observatório das Metrópoles, participar do debate promovido pela opinião pública representa uma oportunidade para a democratização da produção científica, aproximando o meio acadêmico dos atores da sociedade civil e governamental.
Veja a matéria completa na página do Jornal Tribuna do Norte.
Leia também Censo 2010: periferia da RM de Natal cresce mais que o dobro do estado.
Última modificação em 28-09-2011