A Comissão Editorial da Urbe – Revista Brasileira de Gestão Urbana divulga a nova edição (v. 8, n. 2, ano 2016), que traz artigos sobre o tema da “políticas de habitação” e “gestão do solo urbano”.
Um dos destaques é o artigo Habitação e políticas públicas: o que se tem pesquisado a respeito?, no qual os autores Lucas Pazolini Dias Rodrigues e Vinícius de Souza Moreira analisam a produção científica sobre a política habitacional brasileira, a partir de 1964 até 2014, de forma a compreender como essa questão tem sido estudada pela Administração e por outras áreas das Ciências Sociais Aplicadas.
Entre os resultados dessa investigação estão: o predomínio dos pesquisadores gaúchos e paulistas, pertencentes, principalmente, à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de São Paulo; o emprego de pesquisas de cunho avaliativo que envolviam programas habitacionais de abrangência nacional, como o Programa Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Arrendamento Residencial, executados a nível local. Outro ponto foi o direcionamento de estudos à provisão habitacional, isto é, à construção de casas, com pouca produção envolvendo outras perspectivas da política de habitação, como a reforma e a regularização de assentamentos precários; o predomínio das pesquisas em âmbito urbano indicando a carência de estudos direcionados à habitação rural.
Acesse a nova edição da Revista Urbe (v.8, n.2, ano 2016).
Sobre a revista
A urbe é uma revista de estudos urbanos, online e de acesso aberto, que utiliza licença Creative Commons (Atribuição CC-BY).
Para abarcar a complexidade do fenômeno urbano e sua materialidade no território, a urbe publica artigos teóricos e empíricos resultantes de pesquisas originadas nas diversas áreas que formam os estudos urbanos, como planejamento urbano e regional, arquitetura e urbanismo, gestão e administração pública, políticas públicas, geografia, infraestruturas e tecnologias urbanas e meio ambiente.
A urbe, publicação do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), publica artigos em português, espanhol, inglês e francês, com periodicidade quadrimestral.