Skip to main content

O corpo de editores da Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais e-metropolis realizou, no último dia 3 de fevereiro, sua primeira reunião do ano. Neste encontro foram discutidos, entre outros pontos, o balanço de 2016 e o planejamento das quatro edições previstas para 2017.

Vale lembrar que a revista é uma publicação vinculada à rede interinstitucional do Observatório das Metrópoles e fazem parte do desse corpo editorial professores e pesquisadores de varias partes do país.

Publicadas trimestralmente, as edições da e-metropolis mantêm, em geral, uma estrutura que se compõe em duas partes principais, mas que, em comum, expressam a linha editorial da revista.

Na primeira encontram-se os artigos estrito senso, que iniciam com um artigo de capa, no qual um especialista convidado aborda um tema relativo ao planejamento urbano e regional e suas interfaces, seguido dos artigos submetidos ao corpo editorial da revista e avaliados por uma processo de revisão por pares.

A segunda parte da revista é composta por uma entrevista, por resenhas de obras recém-lançadas, pela seção especial – que traz a ideia de um texto mais livre e ensaístico sobre temas que tangenciem as questões urbanas e regionais – e, finalmente, pelo ensaio fotográfico, que faz pensar sobre as questões do presente da cidade por meio de imagens fotográficas.

Na avaliação dos editores, a emetropolis vem cumprindo seu papel original, ou seja, de ser um meio ágil de divulgação do conhecimento produzido no campo dos estudos urbanos e regionais. Desde o seu primeiro número, publicado em 2010, a página principal da revista já recebeu mais 77 mil acessos e suas páginas internas foram acessadas mais de 185 mil vezes.

Reconhecida também pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) como uma das publicações essencialmente da área, a revista recebe os artigos, ensaios fotográficos, resenhas e textos para sua seção especial em fluxo contínuo.

Na reunião, realizada na Médiathéque da Maison de France no Rio de Janeiro, tiveram a oportunidade para discutir também a linha editorial da revista, as ações para a gestão do conteúdo e o processo de finalização das edições e, por fim, as estratégias a serem adotadas para a divulgação da revista.

Participaram do encontros as (os) editores: Carolina Zuccarelli (UFF), Fernanda Pernasetti Figueiredo (pós-graduanda/IPPUR-UFRJ), Fernando Pinho (pós-doc UNICAMP), Heitor Vianna (pós-graduando/IPPUR-UFRJ), Juciano Martins Rodrigues (IPPUR-UFRJ), Pedro Bastos (pós-graduando/IPPUR-UFRJ), Patrícia Novaes (pós-graduanda/IPPUR-UFRJ), Priscilla Fonseca (pós-graduanda/IPPUR-UFRJ), Samuel Jaenisch (pós-graduando/IPPUR-UFRJ), Thais Velasco (pós-graduanda/IPPUR-UFRJ) e Tarcyla Fidalgo (pós-graduanda/IPPUR-UFRJ).

Participam ainda do corpo editorial as professoras Eliana Kuster (IFES), Renata Brauner (UFT) e Ana Carolina Crhistóvão (UFRJ) e a pesquisadora Renata Antão (pós-graduanda/IPPUR-UFRJ), além do editor-chefe, professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (IPPUR-UFRJ).

Acesse, no link a seguir, a última edição da Revista e-metropolis.

 

Última modificação em 08-02-2017 23:16:59