Skip to main content

A revista Cadernos Metrópole convida pesquisadoras e pesquisadores das diversas áreas de conhecimento, que abordam a questão urbana e regional, a enviarem artigos sobre o tema “Mobilidade urbana e equidade”, referente à edição nº 60, e sobre “Ilegalismos e a produção da cidade”, referente à edição nº 61. Os artigos podem ser redigidos em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.

Com organização de Angelica Benatti Alvim, Fabiana Generoso de Izaga e María Rosanna Forray Claps, o dossiê “Mobilidade urbana e equidade: perspectivas da contemporaneidade” tem por objetivo reunir artigos oriundos de pesquisas que reflitam novas perspectivas e aportem olhares críticos acerca da mobilidade urbana em interface com diversas temáticas, como equidade e justiça distributiva; processos de segregação urbana e exclusão; saúde e qualidade de vida; mudanças advindas da crise sanitária; crise energética e mudança climática; experiências cotidianas de distintos grupos de idade e gênero; entre outras. Prazo para submissão: 15 de agosto de 2023.

Saiba mais em: revistas.pucsp.br/metropole/

Já o dossiê “Ilegalismos e a produção da cidade” será organizado por Orlando Alves dos Santos Junior, Daniel Hirata e Lia Rocha. Seu objetivo é reunir contribuições nacionais e internacionais que apresentem situações concretas de atuações de grupos armados em relação com dinâmicas urbanas, assim como também construções conceituais originais que permitam o avanço do entendimento dessas questões apontadas. Prazo para submissão: 15 de dezembro de 2023.

Saiba mais em: revistas.pucsp.br/metropole/

As chamadas de ambos os dossiês estão disponíveis em português, inglês e espanhol. A Revista Cadernos Metrópole, que recebeu a qualificação máxima (A1) na última avaliação quadrienal Qualis Periódicos da CAPES (2017-2020), surgiu em 1999 como um dos principais produtos do Observatório das Metrópoles e tem como principal objetivo difundir os resultados da análise comparativa entre as metrópoles brasileiras. A revista é produzida em parceria com a EDUC (Editora da PUC-SP).

Conheça a história do nosso periódico nesse post da Scielo (clique aqui).