A Revista Brésil(s), vinculada ao Centro de Pesquisa sobre o Brasil Colonial e Contemporâneo (CRBC-Mondes Américains/EHESS), divulga o seu nº 11/2017 com o dossiê “A escravidão contemporânea”, no qual apresenta contribuições sobre essa questão avaliando particularmente a dimensão jurídica das campanhas para erradicar o problema. Segundo os organizadores, essas campanhas “foram conduzidas graça a um Código de Trabalho e a um Código Penal que, desde os anos 1940, tinham um lugar para esse fenômeno criminal. As campanhas foram reformuladas em contextos de sobressaltos políticos sucessivos de uma república federativa fragilizada por sua história e geografia, especialmente atravessada por uma longa ditadura militar.
A Revista Brésil(s) é uma revista francesa e em francês sobre o Brasil. Editada pelo Centro de Pesquisa sobre o Brasil Colonial e Contemporâneo (CRBC-Mondes Américains/EHESS), ela é publicada pelas Edições da Casa das Ciências do Homem — que também publica os Cadernos do Brasil Contemporâneo.
Brésil(s) é uma publicação semestral, aberta a todas as disciplinas, e tem por objetivo fazer conhecer uma pluralidade de temas, notadamente através de uma visão comparativa. Ela busca re(colocar) o Brasil, sua história, sua sociedade, seus espaços em perspectivas mais largas do debate teórico e das pesquisas empíricas capazes de renovar as análises e percepções. Cada número traz um dossiê temático e artigos inéditos.
Acesse a revista no site da Brésil(s).