Skip to main content

O INCT Observatório das Metrópoles foi oficialmente convidado a integrar a Rede Global de Observatórios Urbanos (Global Urban Observatory Network – GUO-Net), coordenada pela ONU-Habitat. A certificação marca um importante reconhecimento internacional da atuação do Observatório na produção de conhecimento qualificado sobre as dinâmicas urbanas brasileiras.

“Estamos animados para prosseguir com esta colaboração e gratos pela oportunidade de contribuir para a disseminação do modelo de observatório urbano em todo o mundo. Esperamos continuar esta parceria e apoiar as iniciativas impactantes da rede”, salientou o coordenador nacional do Observatório, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro.

A GUO-Net reúne observatórios urbanos de diversas partes do mundo e tem como objetivo fortalecer a produção e o uso de dados urbanos confiáveis, de alta resolução e adaptados às realidades locais. Esses dados são fundamentais para apoiar uma governança baseada em evidências, contribuindo diretamente com o monitoramento e a implementação de agendas internacionais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Nova Agenda Urbana (NUA) e o Acordo de Paris.

Além do INCT Observatório das Metrópoles, também integra a GUO-Net, no Brasil, o Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo (ObservaSampa). Na América Latina, fazem parte da rede o Observatório Urbano Local da Grande Buenos Aires (Argentina), o Observatório Urbano Universitário (México) e o Observatório de Dinâmicas Metropolitanas e Regionais (Colômbia).

Rede ajuda a encontrar soluções criativas para a crise de informação urbana

A Rede Global de Observatórios Urbanos foi criada pela ONU-Habitat para ajudar a encontrar soluções criativas para a crise de informação urbana. O modelo de observatório urbano foi desenvolvido para coleta e análise de dados, em parceria com cidades ao redor do mundo. Os Observatórios Urbanos consistem em cinco componentes principais: uma rede de atores envolvidos, base de dados, plataforma de disseminação, sistema de suporte técnico e interface para tomada de decisão.

Estes observatórios têm como objetivo atender à necessidade de conjuntos de dados urbanos confiáveis ​​e de alta resolução, específicos para as cidades e regiões urbanas em que operam. Eles auxiliam no fortalecimento das capacidades de dados em níveis nacional, subnacional e local, fornecendo plataformas para facilitar o intercâmbio eficaz de conhecimento e promover uma governança baseada em evidências, construída sobre uma base de conhecimento compartilhada. Com atuação baseada em processos consultivos e inclusivos, os observatórios urbanos são fundamentais para o acompanhamento das agendas internacionais, ao liderarem a coleta, análise e interpretação de dados em escala local.