Voltar

Recife

O Observatório Pernambuco/Núcleo Recife do Observatório das Metrópoles (Observatório PE), integrado à rede nacional do INCT Observatório das Metrópoles no ano 2000, tem sua origem no Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Socioambientais, fundado em 1998, mediante uma cooperação técnica estabelecida entre o Departamento de Ciências Geograficas da Universidade Federal de Pernambuco (DCG/UFPE) e a Organização Não Governamental (ONG) Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional de Pernambuco (FASE-PE), com o objetivo de estreitar a produção acadêmica às demandas da ação social. Essa parceria se manteve até o ano de 2010, permanecendo o Observatório PE vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), até o ano de 2019, quando sua sede foi transferida para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPG-MDU), vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da mesma universidade. O núcleo assume, neste momento, a nova identidade de Observatório Pernambuco/Núcleo Recife do Observatório das Metrópoles (Observatório PE) para explicitar a sua condição mais direta de representante da metrópole do Recife na rede nacional do INCT Observatório das Metrópoles.

Nos seus primeiros anos, o Observatório PE contou com uma coordenação colegiada da UFPE – Prof. Dr. Jan Bitoun (1998-2004) e Profa. Dra. Angela Souza (2005-2010) – e da FASE-PE – os ativistas sociais Demóstenes Moraes (1998-2002) e Lívia Miranda (2003-2010). A partir do ano de 2010, o núcleo segue sob a coordenação da Profa. Angela Souza (2010-2023), passando a ser coordenado, em 2024, pelo Prof. Dr. Fabiano Rocha Diniz.

Desde a sua fundação, o Observatório PE congrega pesquisadores (docentes e alunos de graduação e pós-graduação) de vários departamentos da UFPE, como Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Políticas Públicas, Serviço Social e Engenharia (na área de transportes e cartografia). Atualmente o núcleo atua de modo integrado a três grupos de pesquisa e extensão da UFPE: a Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizado (CIAPA, MDU), o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Habitação e Saneamento Ambiental (NEPHSA, PGGSS) e o Grupo de Pesquisa em Climatologia Tropical e Eventos Extremos (TROPOCLIMA, PPGeo). Pontualmente, o Núcleo Recife estabelece parcerias com outras instituições de ensino e de pesquisa e, no âmbito internecional, o Observatório PE desenvolve parcerias em conjunto com a CIAPA, com a Red Universitaria Latinoamericana de Cátedras de Vivienda, notadamente com os grupos de pesquisa em arquitetura e urbanismo da Universidad Veracruzana de Xalapa, México, e da Universidad de Buenos Aires, Argentina.

I. Pesquisas vinculadas à rede nacional do INCT Observatório das Metrópoles:

  1. (2000-2004) Estrutura socoespacial das metrópoles brasileiras
  2. (2004-2007) Habitação Social nas metrópoles brasileiras. Série Habitare
  3. (2007-2009) Como Anda Recife. Série Conjuntura Urbana
  4. (2008-2012) Espaço Metropolitano, Turismo e Mercado Imobiliário no Nordeste Brasileiro
  5. (2013-2015) Recife: Transformações na Ordem Urbana 1980-2000. Série Estudos Comparativos
  6. (2014-2015) Os Impactos da Copa do Mundo 2014
  7. (2017-2018) Urbanização de Favelas no Brasil: Um balanço preliminar do PAC
  8. (2018-2020) Urbanização de Favelas no Brasil: Trajetórias de políticas municipais
  9. (2018-2020) Dimensão Ambiental e as Infraestruturas na Urbanização de Favelas
  10. (2023) Reforma Urbana e Direito à Cidade
  11. (2024) Observatório das Metrópoles: Um outro futuro é possível: Caderno de Propostas RMR
  12. (2024) Instrumentos de Política Urbana e as Mudanças Climáticas: Possibilidades, limites e desafios

II. Bancos de Dados e Pesquisas Locais destacadas:

  • (1998 – 2004) Banco de Dados sobre as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) do Recife – BDZEIS-Recife (Coords. Lívia Miranda e Jan Bitoun)
  • (2004 – 2007) Sistema de Informações Geográficas sobre os Assentamentos Precários da Região Metropolitana do Recife (SIGAP-RMR) (Coord. Angela Souza)
  • (2005) Tipologia das Cidades Brasileiras – DATACidades (Coords. Jan Bitoun e Lívia Miranda)
  • (2010) Caracterização e tipologia dos assentamentos precários – estudos de casos brasileiros. [Coords. Helenilda Cavalcanti (FUNDAJ) e Angela Souza (Observatóro PE)]
  • (2010) O Impacto do Porto de Suape: no processo migratório, nas reações de trabalho, na expansão e nas tipologias residenciais, nos aspectos no processo de identidade da população. [Coords: Helenilda Cavalcanti (FUNDAJ) Angela Souza (Observatóro PE) e Roberto Veras (UFPB/LAEPT)]
  • (2023 – 2023) Mapeamento Amostral de Áreas Críticas do Recife com base no Sistema de Informações Geográficas de Assentamentos Precários da Região Metropolitana do Recife (SIGAP-RMR). (Coords. Danielle de Melo Rocha (CIAPA) e Cristiana Coutinho Duarte (TROPOCLIMA PPgeo)
  • (2023 – atual) Sistema de Informações Geográficas sobre os Assentamentos Precários da Região Metropolitana do Recife (SIGAP-RMR) (Coords. Fabiano Rocha Diniz e Danielle de Melo Rocha (CIAPA)
  • (2023 – atual) As ZEIS do Recife em seus quarenta anos. Quais contribuições aportam às cidades brasileiras e latino-americanas como instrumento em prol do Direito à Cidade e de enfrentamento das desigualdades socioespaciais? (Coord. Danielle de Melo Rocha (CIAPA)

Contato: observatório.pe@ufpe.br

Instagram: @observatorio_pe

INSTITUIÇÕES INTEGRANTES

  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    • Departamento de Arquitetura e Urbanismo
    • Departamento de Ciências Geográficas
  • FASE Pernambuco

PUBLICAÇÃO

Recife: Transformações na Ordem Urbana

COORDENAÇÃO REGIONAL

Fabiano da Rocha Diniz
(UFPE)
E-mailCNPQORCID
Maria Ângela de Almeida Souza
(UFPE)
CNPQORCID

PESQUISADORES PRINCIPAIS

PESQUISADORES COLABORADORES

PESQUISADORES ASSOCIADOS

DOUTORANDOS