O Observatório das Metrópoles agradece a professora Raquel Rolnik pelo seu trabalho, compromisso e competência como Relatora Especial das Nações Unidas pelo Direito à Moradia Adequada no período (2008-2014). Raquel encerrou o seu segundo mandato no dia 1 de junho e fez a transmissão do cargo à advogada canadense Leilani Farha.
Durante os últimos seis anos a professora Raquel Rolnik mostrou compromisso e muita competência na frente da Relatoria Especial das Nações Unidas pelo Direito à Moradia, apoiando as lutas pelo direito à moradia contra ataques conduzidos pelas políticas neoliberais, bem como por desenvolver políticas alternativas fundadas nos direitos humanos, reforçando ainda a necessidade do papel do setor público e a função social da propriedade.
Nesse período, Raquel lançou o site direitoamoradia.org, passando a dialogar com a sociedade brasileira e sociedade internacional sobre as principais ações da Relatoria oferecendo materiais de referência para aprofundamento do debate sobre o direito à moradia no mundo. Destaque para os relatórios sobre segurança de posse; cartilhas e materiais didáticos – despejos, remoções forçadas, instrumentos legais; e uma articulação em rede com os principais atores internacionais sobre o direito à moradia.
Por tudo isso, Raquel se tornou uma das principais vozes sobre a defesa do Direito à Moradia e do Direito à Cidade – dois direitos humanos fundamentais para a construção de sociedades mais justas e democráticas.