O Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC/UFRJ) e a Boitempo Editorial promovem, nos dias 18 e 19 de abril, mais uma etapa do projeto “Marx: a criação destruidora”, visando debater a atualidade e a pertinência da produção teórica do pensador alemão Karl Marx. O encontro será realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) e conta com a participação de Carlos Eduardo Martins, Marcelo Carcanholo, Marco Aurélio Santana, Mauro Iasi, entre outro convidados, que analisam a teoria marxista no contexto do capitalismo contemporâneo.
MARX: A CRIAÇÃO DESTRUIDORA
Diante das consequências da crise econômica global e da nova configuração política no Brasil e no mundo, o que Marx tem a nos ensinar hoje? Como a sua vasta obra, principalmente O capital, pode contribuir para entender e transformar o nosso tempo? Para debater a atualidade e a pertinência da produção teórica desse gigante da filosofia, a Boitempo Editorial e o Sesc realizam durante os meses de março a maio o projeto “MARX: a criação destruidora”, que reunirá alguns dos mais renomados especialistas da tradição marxista, com destaque para o filósofo esloveno Slavoj Žižek, o geógrafo britânico David Harvey e o cientista político alemão Michael Heinrich, integrante do projeto MEGA-2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), instituição detentora e curadora dos manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels.
A programação, centralizada em São Paulo e dividida em três etapas, marca o histórico lançamento da edição especial, com tradução inédita, do livro I d’O Capital, de Karl Marx, 15º título da Coleção Marx Engels, além de Para entender O Capital, de David Harvey; Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético, de Slavoj Žižek; Estado e forma política, de Alysson Leandro Mascaro, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Marx, modo de uso, do filósofo francês Daniel Bensaïd (falecido em 2010); além do número 20 da revistaMargem Esquerda.
Durante os meses de março e abril, a programação se estenderá por outras cinco cidades (Porto Alegre, Brasília, Recife, Salvador e Rio de Janeiro), com conferências de Slavoj Žižek, David Harvey e debates entre alguns dos principais nomes do marxismo brasileiro contemporâneo.
Para mais informações sobre o projeto, acesse aqui.
Marx, as crises e o capitalismo contemporâneo | Rio de Janeiro
Marx, as crises e o capitalismo contemporâneo
ONDE: Salão Nobre do IFCS/UFRJ (Largo de São Francisco de Paula, nº 01, 2º andar)
QUANDO: 17 de abril de 2013, às 14h
Entrada gratuita. Não há necessidade de inscrição prévia.
Debate com Carlos Eduardo Martins, Marcelo Carcanholo, Marco Aurélio Santana e Virgínia Fontes.
REALIZAÇÃO | Boitempo Editorial, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC)
A teoria marxista como criação destruidora
ONDE: Salão Nobre do IFCS/UFRJ (Largo de São Francisco de Paula, nº 01, 2º andar)
QUANDO: 18 de abril de 2013, às 14h
Entrada gratuita. Não há necessidade de inscrição prévia.
Debate com Luiz Eduardo Motta, Marildo Menegat e Mauro Iasi. Mediação de Carlos Eduardo Martins.
REALIZAÇÃO | Boitempo Editorial, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC)
O Capitalismo dependente latino-americano | Vânia Bambirra
No dia 24 de abril a professora Vânia Bambirra lança o seu livro “O Capitalismo dependente latino-americano”, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (UFRJ), às 14h 30min. Durante o lançamento será realizado um debate sobre o tema com a autora e mais os professores Carlos Eduardo Martins (UFRJ), Fernando Prado (UFRJ) e Marcelo Carcanholo (UFF).
Última modificação em 17-04-2013