Crédito Manoela dos Anjos Afonso
Quando moramos num lugar e dizemos “Amanhã tenho que resolver umas coisas lá na cidade”, é porque não moramos nela? Que lugar é este de onde podemos ver tantos prédios ao longe? Aqui tem rua, tem poste, tem carro. Tem casa, bar e mercadinho. Tem até Universidade… é também cidade? Sim, pois claro que é! Mas neste lugar há pausas e ruídos distintos. Há porções de esquecimento. Este ensaio poético foi produzido pela professora Manoela dos Anjos Afonso (FAV/UFG) para a revista e-metropolis a partir das relações afetivas vivenciadas nos espaços da cidade, no caso a periferia de Goiânia. O trabalho faz parte do projeto artístico Daily Routes.
O ensaio poético aqui apresentado foi produzido especialmente para a revista e-metropolis a partir da seleção de fotografias feitas entre 2006 e 2012, na periferia da cidade de Goiânia, nos bairros Vila Jardim São Judas Tadeu, Vila Jardim Pompéia, Samambaia, Vila Itatiaia e Residencial Morada do Bosque. Tais imagens fazem parte do projeto artístico Daily Routes (http://cargocollective.com/dailyroutes), que se configura como uma pesquisa de cunho teórico-prático no campo das artes visuais, com foco na coleta e no registro de histórias corriqueiras contadas a partir de experiências vivenciadas nos espaços da cidade.
São pontos de interesse deste projeto: as estratégias de construção de pertencimento em espaços urbanos; os traçados de rotas identitárias cotidianas; as relações entre cidade, memória e esquecimento; os mapas mentais dos espaços tornados lugares. Fotografia, desenho, vídeo, áudio, texto e encontros fortuitos são alguns dos meios pelos quais este projeto vem ganhando forma, corpo, vida e poesia.
Para ver o ensaio completo, acesse a edição nº 10 da revista eletrônica e-metropolis aqui.