No dia 1° de julho, a partir das 13h30, o INCT Observatório das Metrópoles Núcleo Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ) promovem o Seminário “RMRJ 50 anos: passado, presente e futuro”.
O evento irá traçar um panorama dos 50 anos de institucionalização da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), a partir de três painéis de debate, com convidados de diferentes instituições. O principal objetivo é trazer à memória o que foi o passado, refletir sobre as condições atuais, e tratar dos desafios que se apresentam para o futuro. O seminário deve resultar em um manifesto pela defesa de um planejamento justo, democrático e sustentável para a RMRJ, a ser assinado pelas instituições presentes na oportunidade, com o intuito de chamar a atenção para a discussão.
Confira a programação:
Painel 1: “Formação histórica, social, econômica e urbana da RMRJ”
O evento vai iniciar às 13h30, com a abertura e boas-vindas. O primeiro painel, intitulado “Formação histórica, social, econômica e urbana da RMRJ”, será coordenado por Luciana Lago (INCT Observatório das Metrópoles) e terá a participação de Marco Aurélio Costa (IPEA), Érica Tavares (INCT Observatório das Metrópoles) e Carlos Fernando Andrade (IAB-RJ). O objetivo é apresentar um panorama histórico da RMRJ, discutindo as bases de sua formação, a questão urbana, a relação com territórios vizinhos e a importância de debater o tema no presente.
Representando o IAB-RJ, Carlos Fernando Andrade refletirá sobre alguns desses marcos a partir da sua experiência como arquiteto e urbanista, além do seu trabalho na Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (FUNDREM). Marco Aurélio Costa tratará do livro “50 anos de Regiões Metropolitanas no Brasil e a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: no cenário de adaptação das cidades às mudanças climáticas e à transição digital” (2024). Érica Tavares refletirá sobre as relações da RMRJ com regiões vizinhas, a partir do recém-lançado “Desenvolvimento urbano e governança: para uma agenda do Norte Fluminense”(2024).
Painel 2: “Questões da RMRJ na atualidade: ilegalismos e serviços urbanos”
O segundo painel abordará temas atuais e urgentes da região metropolitana do Rio de Janeiro. Sob a coordenação de Juciano Rodrigues (INCT Observatório das Metrópoles), os palestrantes do painel “Questões da RMRJ na atualidade: ilegalismos e serviços urbanos” são Michel Misse (IFCS/UFRJ), Ana Lúcia Britto (INCT Observatório das Metrópoles) e Rafaela Albergaria (Observatório dos Trens). Os convidados vão comentar sobre a atuação das milícias e dos grupos armados que controlam territórios populares, e que vem sofrendo diversas reconfigurações nos últimos anos.
Reconhecidas como um fenômeno originado no Rio de Janeiro, as milícias têm investido na diversificação dos seus negócios e na expansão de seu alcance territorial, assim como o tráfico de drogas. Nesse contexto, a produção e a exploração do mercado imobiliário e dos serviços urbanos são questões-chave para reflexão sobre a atuação desses grupos, que impactam diretamente em questões como saneamento ambiental e mobilidade urbana. Neste painel, serão discutidos esses temas, tomando como ponto de partida o debate sobre os ilegalismos e a precariedade na produção da cidade e na oferta de serviços públicos.
Painel 3: “Desafios para o futuro da RMRJ”
A coordenação do painel “Desafios para o futuro da RMRJ” será de Suyá Quintslr (INCT Observatório das Metrópoles). Os convidados são Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (INCT Observatório das Metrópoles); Larissa Amorim (Casa Fluminense); Luiz Eduardo Soares (CBAE-UFRJ) e Bruno Sasson (Instituto Rio Metrópole). Este painel encerrará o evento apontando desafios e caminhos possíveis, ou desejáveis, para a construção de uma RMRJ mais democrática.
Considerando o acúmulo do que foi discutido nos painéis anteriores, o painel olhará para o futuro da RMRJ, a partir de questões consideradas centrais e urgentes, tais como o quadro de segregação residencial da metrópole do Rio de Janeiro e a moradia, a questão climática e os desastres urbanos-ambientais, as representações políticas e institucionais e a questão da segurança pública.
Anote na agenda: dia 1º de julho, às 13h30, no IAB-RJ!
(Não será necessária inscrição prévia, no dia do evento haverá lista para registro de presença).