Nas últimas semanas, a presença de milhões de pessoas nas ruas de várias cidades, em todo o país, tornou-se tema incontornável do debate público. O que quer a multidão nas ruas? Que caminhos conduziram à confluência dos anseios, das insatisfações, dos mais variados desejos de transformação ética e política da sociedade brasileira? A fim de contribuir com o debate, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) promove, na próxima segunda-feira (08/07), a oficina “Política nas ruas, política das ruas” aberta a todos os interessados em construir uma reflexão metodológica e analítica conjunta, que permita esclarecer os diversos valores, bens e princípios que têm mobilizado a população brasileira.
TROCA DE IDEIAS: Políticas nas ruas, políticas das ruas
Nas últimas semanas, a presença de milhões de pessoas nas ruas de várias cidades, em todo o país, tornou-se tema incontornável do debate público. O que quer a multidão nas ruas? Que públicos elas estariam comportando? A partir do que e como os milhões de manifestantes decidiram ganhar a cena pública brasileira nos últimos dias? Que caminhos conduziram à confluência dos anseios, das insatisfações, dos mais variados desejos de transformação ética e política da sociedade brasileira? Quais as críticas enviadas pelas ruas ao Estado brasileiro, às instituições republicanas, aos agentes públicos, aos governantes, às leis e aos modos de se deliberar nas várias instâncias de poder no sistema democrático brasileiro?
Sobre essas e outras tantas questões levadas às ruas, nos últimos dias, constroem-se, aqui e ali, análises conjunturais que têm se transformado, também elas, em objeto do acalorado debate público atual. A extensão da pauta e a abrangência de temas, dos mais refletidos aos mais espontâneos, exprime, ao menos, uma certeza: boa parte da população brasileira está disposta a questionar políticas e os modos de se fazer política no Brasil.
Podemos dizer que as inúmeras e grandiosas manifestações das últimas semanas são uma novidade? As greves do ano passado, os trágicos conflitos por terra no interior do país, as comissões que desqualificam demandas historicamente construídas pelos movimentos sociais, as ameaças ao princípio de laicidade do Estado brasileiro, o clamor por uma segurança pública efetivamente pública e não criminalizante, entre muitos outros problemas já há muito anunciados vêm sendo acompanhados de novas indagações coletivas? Qual seria, enfim, o estado atual da democracia brasileira e quais os métodos que estariam sendo elaborados para que esta possa atender à enorme diversidade de anseios dos cidadãos brasileiros?
Por serem muitos os questionamentos evocados nas ruas, e por serem muitos os meios por onde as ideias atualmente podem circular livremente (como na internet), o IPPUR convida a todos os interessados em empreender uma reflexão conjunta para participar do debate “Políticas nas ruas, políticas das ruas”, na próxima segunda-feira, de 9h às 13h, no auditório do Instituto. Retomando uma prática iniciada, em 2010, por uma de suas professoras, Ana Clara Torres Ribeiro, essa “troca de ideias”pretende uma reflexão metodológica e analítica conjunta, que nos permitam esclarecer os diversos valores, bens e princípios que têm mobilizado a população, assim como as categorias analíticas e os métodos de pesquisa que vêm sendo empregados para dar conta da atual conjuntura política.
Para promovermos um debate o mais amplo possível, será reservado um espaço de tempo de 10 minutos para a apresentação dos participantes que queiram, desde já, inscrever-se para isso, e solicitamos, a estes, que nos enviem até sexta-feira um parágrafo que resuma a contribuição de suas reflexões, pesquisas e análises. Não obstante, inscrições ao mesmo formato de exposição serão possíveis no próprio dia, respeitada a prioridade dos registrados previamente. Sugerimos que as reflexões que assim pretendem ser expostas expressem visões de coletivos, sejam do IPPUR (turma de alunos, grupo de pesquisa, unidade administrativa) ou externos (movimentos sociais, ONGs, instituições). Durante o evento, após cada rodada de apresentações, a palavra também será dada todos os demais que queiram intervir nos debates de forma livre, neste caso por tempo limitado a 2 minutos.
INFORMAÇÕES
Debate: Política nas ruas, políticas das ruas
Data: 08 de Julho de 2013
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do IPPUR/UFRJ, Av. Pedro Calmon, nº 550 – Prédio da Reitoria, 5º andar Cidade Universitária – Rio de Janeiro