O Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável divulga chamada para submissão de artigos para sua 8ª edição (PLURIS 2018), que tem como tema “Cidades e Territórios – Desenvolvimento, atratividade e novos desafios”. O prazo para envio de resumos vai até o dia 15 de fevereiro de 2018.
O PLURIS representa a continuidade da parceria entre investigadores do Brasil e de Portugal, que se realiza desde 2005. Constitui-se como uma associação técnico-científica, de caráter multidisciplinar, reunindo profissionais que atuam principalmente nos seguintes temas: Ambiente e Energia; Cidades Inovadoras e Inteligentes; Mobilidade e Transportes e Planeamento Regional e Urbano.
Precedido pelo PLURIS 2016, realizado em Maceió/Brasil, o Congresso tem a sua oitava edição (8ª) na cidade de Coimbra/Portugal, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2018. O evento é aberto a diversos perfis de participantes: investigadores, estudantes e profissionais ligados aos temas abordados. Assim, a sua nova edição em 2018 pretende reforçar e enriquecer os contatos estabelecidos nas edições anteriores e integrar novos participantes cujos trabalhos académicos e profissionais se enquadrem nos referidos temas.
No PLURIS 2018, o desafio está à altura do que são as temáticas privilegiadas neste congresso, no âmbito abrangente do Planeamento e numa perspetiva multidisciplinar em que os aspetos relativos à mobilidade e transportes, cidades inovadoras e inteligentes, ambiente e energia e planeamento regional e urbano são considerados de forma integrada na gestão das cidades, de modo a potenciar o desenvolvimento econômico dos aglomerados urbanos e a qualidade de vida dos seus habitantes.
O Turismo é uma atividade econômica que desempenha um papel fundamental na atratividade (e consequente desenvolvimento) de uma região. No contexto das temáticas do congresso, seria interessante avaliar e comparar as metodologias e os exemplos de sucesso desta atividade, privilegiando o equilíbrio entre as sustentabilidades econômica, social e ambiental (garantindo aumento do PIB, emprego, proteção do ambiente, facilidade de deslocação, eficiência energética, apoio digital e proteção do patrimônio), não só dentro das cidades, mas também nos territórios que as envolvem.
Embora este seja um aspeto central deste congresso (dada também a vocação turística da cidade de Coimbra e seus arredores), são muito bem-vindos trabalhos que correspondam a um dos quatro temas gerais do Congresso:
Ambiente e Energia;
Cidades Inovadoras e Inteligentes;
Mobilidade e Transportes e
Planeamento Regional e Urbano
Para mais informações, acesse o site oficial do PLURIS 2018.