Entre os dias 1º e 5 de março de 2021, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) promoveu o seu VI Encontro Nacional (ENANPARQ 2020). Com o tema “Limiaridade: processos e práticas em Arquitetura e Urbanismo”, o evento contou com diversas atividades, como mesas temáticas, sessões livres, palestras e mostra de cinema.
Na Sessão de Abertura do evento foram divulgados os resultados do Prêmio ANPARQ 2020, cuja finalidade é valorizar a produção cientifica e a inovação da área de Arquitetura e Urbanismo. A premiação abrange iniciativas nas modalidades: tese, dissertação, livro autoral, livro coletânea, artigo/capítulo de livro, artigo em periódico e, pioneiramente nesta edição, projeto de extensão.
Foi nesta última categoria que Ana Lúcia Britto, Luciana da Silva Andrade, Fernanda Petrus e Danilo Filgueiras foram premiados pelo projeto Educação e Cidade: a construção coletiva de um bairro popular, desenvolvido na Ocupação Solano Trindade, em Duque de Caxias (RJ), desde abril de 2019. Conforme a justificativa da comissão de avaliação, a iniciativa:
Envolve a formação das pessoas da comunidade, construção de espaços coletivos e a (re)produção da moradia e da cidade. Abrange a construção de moradias, criação de um centro deformação, workshop internacional, disciplina de pós-graduação e trabalho discente. Desse modo, articula pesquisa-ensino-extensão e há clara indicação de aprendizagem para universidade e grupo socioespacial. Processo de pesquisa-ação que propõe a “indissociabilidade entre a formação das pessoas, construção de espaços coletivos e a (re)produção da moradia e da cidade”. Parte da demanda do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) de troca de saberes e construção coletiva, e o processo foi de fato construído a partir de diálogos problematizadores, inclusive com uso de instrumentos de mediação.
Uma das responsáveis pelo projeto, Ana Lúcia Britto é professora do PROURB/UFRJ e pesquisadora do Observatório das Metrópoles, onde coordena a pesquisa “Gestão das águas urbanas e do saneamento básico em Regiões Metropolitanas”. Também integrante do projeto vencedor, Fernanda Petrus atua como pesquisadora do Observatório no projeto “Direito à cidade, trabalho e economia social e solidária no contexto metropolitano” (coordenado por Luciana Lago, que também atua na iniciativa desenvolvida na Ocupação Solano Trindade).
Já na categoria “Artigo em livro coletânea”, recebeu menção honrosa o trabalho “Urban Tropical Forest: where nature and human settlements are assets for overcoming dependency, but how can urbanization theories identify these potentials?”. O artigo, que integra a coletânea Emergent Urban Spaces (Editora Springer), foi escrito por Ana Claudia Duarte Cardoso, Harley Silva, Ana Carolina Campos de Melo e Danilo Araújo Fernandes. De acordo com a justificativa dos avaliadores, o artigo:
Trata de um tema da maior importância para o atual contexto político e cultural brasileiro – a urbanização da região do Amazonas, vista sob o ponto de vista histórico e também contemporâneo. Fruto de um trabalho de pesquisa de equipe multidisciplinar, envolvendo sete instituições no decorrer de quatro anos, o artigo inova e surpreende ao trazer à tona, como contribuição à área da Arquitetura e Urbanismo, uma discussão, baseada em dados empíricos, acerca do processo de urbanização do Amazonas, com destaque para as cidades de Altamira, Santarém, Marabá, Belém e Afuá. (…) O artigo defende a reformulação da ideia de direito à cidade de modo a incorporar o direito à natureza, a defesa da naturalização extensiva como estratégia, para além da dicotomia rural/urbano, de desaceleração da pobreza e diversificação e universalização da cidadania.
Três dos autores do artigo, Ana Claudia Duarte Cardoso, Ana Carolina Campos de Melo e Danilo Araújo Fernandes, são pesquisadores do Núcleo Belém do Observatório das Metrópoles e vinculados à Universidade Federal do Pará (UFPA).
O Observatório das Metrópoles parabeniza todos(as) os(as) pesquisadores(as) que participaram do Prêmio ANPARQ 2020, em especial, cumprimentamos as pesquisadoras da nossa rede pelo trabalho e excelência das contribuições desenvolvidas.
Para saber mais sobre os resultados do Prêmio ANPARQ 2020, clique aqui.