A nova enquete do Observatório das Metrópoles, veiculada às vésperas da eleição deste ano, estimula o debate acerca da extinção do Senado Federal, proposta que já foi levantada na Constituição de 1988, e tem sido relembrada diante dos escândalos políticos recentes.
O Senado é composto por 81 membros e costuma reunir políticos experientes como ex-governadores, ex-ministros e até ex-presidentes da República. Ao lado da Câmara dos Deputados, forma um sistema legislativo bicameral, aumentanto a força do Congresso perante o Executivo. Com um orçamento de R$ 2,6 bilhões para 2007, gasta R$ 33,1 milhões por ano com cada senador, de acordo com estudo promovido pelo site Transparência Brasil.
O Senado foi criado no Brasil em 1824 pela Constituição Federal, durante o período monárquico. O modelo adotado baseou-se na Câmara dos Lordes da Inglaterra do período medieval. Após a proclamação da República, passou a seguir o modelo americano.
Cada Estado, independentemente de sua população, elege três senadores com o objetivo de representar o Estado. Nesta eleição de 2010 serão eleitos dois senadores.
O tema tratado pela enquete do Observatório será analisado por um especialista convidado no número 03 da revista eletrônica e-metropolis, – com lançamento em dezembro – conforme vem acontecendo com todas as enquetes do Observatório.
Participe votando em nossa enquete na página inicial, nas opções que ficam na parte inferior da tela, à direita. Clique aqui e volte para a página inicial.
ENQUETE
Nas eleições deste ano, os brasileiros votarão em dois senadores. O Senado Federal junto com a Câmara dos Deputados constituem a representação legislativa a nível nacional, ou seja, são responsáveis pela produção de leis que terão impacto sobre todo o território nacional. Nos últimos anos, o Senado, a reboque das discussões sobre escandalos de corrupção e etc., tem sido objeto de muitas discussões em todo o país, sendo a principal delas o questionamento da sua existência. Você concorda em acabar com o Senado?