Resultado da reflexão de geógrafos de diferentes universidades paranaenses, participantes do Grupo de Estudos Urbanos (Geur) vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM), a publicação “Pandemia, espaço e tempo: reflexões geográficas” tem por objetivo demonstrar os desdobramentos da crise que impactam nas múltiplas geografias possíveis e têm rebatimento no território e na vida das pessoas.
Organizada por Ricardo Luiz Töws (pesquisador do Núcleo Maringá do Observatório das Metrópoles), Sandra Terezinha Malysz e Angela Maria Endlich, a coletânea de textos visa contribuir com o debate sobre esse momento de crise, na qual a pandemia e a luta pela vida se tornam o centro da discussão em contraponto com o capital.
Os oito textos que compõem a publicação trazem proposições teóricas e de interpretação do nosso tempo em simbiose com estudos de caso que abrangem temáticas fundamentais na compreensão dessa Geografia em tempos de pandemia, de modo a ampliar esse debate, denunciar a perversidade do capitalismo neoliberal e evidenciar propostas e reflexões para superação da crise.
Confira os capítulos:
- 1. Neoliberalismo, urbanização e reflexões sobre a pandemia – Ricardo Luiz Töws
- 2. Repensando as escalas geográficas em tempos de pandemia – Angela Maria Endlich
- 3. A disseminação da Covid-19, rede urbana e metropolização – Jaqueline Telma Vercezi e Taynara Marcondes de Liz
- 4. Política social e urbana em tempos de mutação: revisando contornos – Lisandro Pezzi Schmidt
- 5. Ações de estado, serviços públicos de saúde e o avanço da Covid-19 no norte do estado do Paraná – Pedro Henrique Carnevalli Fernandes
- 6. Retratos da urbanização nas fronteiras – Margarete Frasson
- 7. Sobre espaços e tempos da infância: a urgência dos direitos das crianças no mundo em tempos de Covid-19 – Viviane Martins de Souza
- 8. Mobilidade urbana em tempos de Covid-19: a bicicleta como opção – Laís Barbiero
A coletânea está disponível em nossa Biblioteca Digital, CLIQUE AQUI.