O INCT Observatório das Metrópoles oficializou, no dia 12 de setembro, durante o Café Filosófico, a entrada da professora Laura Tavares Soares no quadro de pesquisadores do instituto. Com grande experiência na área de políticas públicas, Laura foi colaboradora do projeto Outro Brasil, do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ, e coordenou durante seis anos a Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ.
Para o coordenador do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, a experiência que a professora Laura Soares construiu no campo das políticas públicas representará uma importante contribuição para as pesquisas da Rede nacional, sobretudo para se pensar o território e o planejamento metropolitanos.
Dos cargos que ocupou em gestão pública, a docente destaca a coordenação do Programa Especial de Saúde da Baixada Fluminense, da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (1988/89); e a assessoria técnica em Políticas Sociais no governo de Olívio Dutra, no Rio Grande do Sul (2000/01). “Durante toda a minha trajetória como professora tentei incorporar essa ideia de pesquisa e campo, como forma de os alunos construírem o seu próprio conhecimento, a partir de experiências que não sejam restritas somente à sala de aula”, afirma.
No IPPUR/UFRJ, Soares irá ministrar o curso sobre políticas públicas para o território metropolitano no Brasil e na América Latina. “São estudos comparados para dtectar os problemas do planejamento urbano das grandes cidades e buscar soluções possíveis para os diversos contextos”.
Última modificação em 21-09-2011