(Divulgação)
Pesquisadores do núcleo Natal do INCT Observatório das Metrópoles irão participar, entre os dias 1 e 7 de setembro, do 6º Fórum Urbano Mundial. O evento, que está sendo organizado conjuntamente pela ONU-Habitat e o governo da Itália em Nápoles, traz como tema o “Futuro Urbano”. As professoras Maria do Livramento Clementino, Lindijane Almeida e Dulce Bentes apresentarão, em parceria com pesquisadores canadenses da University of British Columbia (UBC), a palestra “Tecnologias para ações transformadoras: a experiência de governança colaborativa no Nordeste do Brasil”.
O Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles também será representado pelas professoras Aparecida Fernandes, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e Edilsa Gadelha, do Centro Sociopastoral de Mãe Luiza.
De acordo com as pesquisadoras, um dos principais problemas dos governos nas metrópoles brasileiras é o desafio da inclusão social. Com a intenção de tentar sanar esse problema, o grupo, através de um curso piloto, busca desenvolver nas lideranças locais a aprendizagem social e o desenvolvimento participativo.
Na palestra no 6º Fórum Urbano Mundial, o grupo, em parceria com pesquisadores canadenses da University of British Columbia (UBC), irá tratar sobre o tema “Tecnologias para ações transformadoras: a experiência de governança colaborativa no Nordeste do Brasil”. O objetivo é mostrar como universidades podem construir e aumentar a capacidade de governança e originar ações inovadoras a partir de agentes sociais, universidades e governos para promover a inclusão social.
Para conhecer mais sobre o Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles acesse: http://cchla.ufrn.br/rmnatal/
6º Fórum Urbano Mundial
Segundo os organizadores do 6º Fórum Urbano Mundial, mais de 3.000 participantes de 114 países já se inscreveram para a principal conferência sobre as cidades e os problemas urbanos.
As quatro áreas de foco de discussão são: Planejamento Urbano: Instituições e regulamentos, incluindo a melhoria da Qualidade de Vida; Equidade e Prosperidade: Distribuição de riqueza e de oportunidades; cidades produtivas: Cidades competitivo e inovador e Mobilidade Urbana, Energia e Meio Ambiente.
Em paralelo com estas sessões de diálogo principal, também haverá um adicional de 160 networking, e eventos de formação e no Mundo Fórum Urbano exposição vai mostrar algumas das principais cidades do mundo e inovações em desenvolvimento urbano. A exposição, que estará aberta aos delegados e ao público em geral, é uma oportunidade de compartilhar experiências, melhores práticas e formas inovadoras de todo o mundo para melhorar as cidades.
O Fórum Urbano Mundial foi estabelecido pelas Nações Unidas para analisar um dos problemas mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas.
O Fórum é um dos encontros mais abertas e inclusivas de seu tipo no cenário internacional. Ela reúne participantes de todo o mundo, representando governos, universidades, sociedade civil e do setor privado como parceiros que trabalham para cidades melhores. Reuniões anteriores foram realizadas em Nairobi, Quênia, em 2002, Barcelona em 2004, Vancouver 2006, Nanjing, em 2008, e Rio de Janeiro em 2010.