Skip to main content

isbn | 9786552520142

Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível – Porto Alegre

Por Paulo Roberto Rodrigues Soares, Fernanda Teixeira Jardim, Joana de Oliveira Winckler e Adriano Gustavo Zerbielli (org.)
Assuntos: Eleições 2024; Direito à Cidade; Regiões metropolitanas; Sociologia urbana; Planejamento urbano; Porto Alegre
publicado por Letra Capital Editora
Brasil 160 páginas publicado em 2024

É com satisfação que apresentamos o Caderno de Propostas do Observatório das Metrópoles Núcleo Porto Alegre, visando às eleições municipais de 2024. O Caderno de Porto Alegre insere-se em uma coleção nacional, na qual a rede Observatório das Metrópoles, em seu conjunto, busca incidir no debate municipal e metropolitano brasileiro, a partir de uma visão crítica dos atuais rumos da nossa urbanização e da política urbana e com a perspectiva de construção de cidades, metrópoles e regiões metropolitanas, mais justas, democráticas e sustentáveis.

Nosso Caderno está dividido em sete partes: “Governança Metropolitana”, “Gestão Democrática”, “Desigualdade e Segregação”, “Moradia e Política Habitacional”, “Mobilidade Urbana e Política de Transportes”, “Saneamento Básico e Meio Ambiente” e “ Transição Ecológica”. Em cada uma temos um conjunto de artigos de pesquisadoras e pesquisadores do Núcleo Porto Alegre, além de colaboradores/as convidados/as. Os capítulos aqui apresentados reproduzem os artigos apresentados ao longo de 2024 na coluna do Observatório das Metrópoles do jornal Brasil de Fato RS, ao qual agradecemos o espaço e a colaboração. Alguns artigos foram publicados ainda em 2023 e foram inseridos em função da relação com a temática proposta. Além do Brasil de Fato RS, outros veículos de comunicação também publicaram previamente os artigos (NEXO Jornal). Agradecemos a estes, bem como aos autores e autoras pela colaboração.

O objetivo do Caderno é incidir no debate eleitoral, visando que questões importantes pertinentes ao planejamento e gestão das cidades sejam debatidas e apropriadas pela sociedade civil, movimentos sociais e populares. Trata-se de uma contribuição da academia, a qual “traduz” suas pesquisas para uma linguagem acessível e pertinente para a sua difusão.

Link para o livro