isbn | 9786552520067
Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível – Belo Horizonte
O INCT Observatório das Metrópoles, com o objetivo de contribuir e incidir na agenda pública eleitoral deste ano de 2024, iniciou em janeiro uma série de ações e publicações orientadas pelo projeto “AS METRÓPOLES E O DIREITO À CIDADE: plataforma de conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano”. Como parte dessas ações, aproximadamente 240 artigos de opinião foram elaborados pelos pesquisadores e pesquisadoras que compõem os 18 Núcleos Regionais da Rede Observatório das Metrópoles e disponibilizados ao público a partir de diversos veículos de mídia no Brasil.
Esses artigos circularam entre janeiro e julho de 2024 e, a cada mês, os 18 núcleos da rede produziram artigos, de forma coordenada, orientados por uma mesma temática que dialogasse com os princípios da reforma urbana e do direito à cidade. O objetivo era mobilizar o público em torno de um mesmo conteúdo de relevância nacional, mas abordado a partir das diversas perspectivas regionais e locais.
O Núcleo RMBH foi responsável pela publicação de 24 artigos, veiculados semanalmente nos jornais O Tempo e Brasil de Fato, que aceitaram o desafio de, conosco, promover um debate ampliado em torno de temas como Segregação Urbana e Desigualdades; Governança Metropolitana; Gestão Democrática e Participação Cidadã; Ilegalismos e Serviços Urbanos; Moradia e Política Habitacional; Mobilidade Urbana e Política de Transportes; Transição Ecológica; e Saneamento Básico e Meio Ambiente.
Este Caderno de Propostas reúne os 24 artigos, escritos por 28 pesquisadores/as, que traduzem suas respectivas pesquisas em diferentes áreas para um formato jornalístico. Os artigos publicados de janeiro a julho de 2024 são acrescidos, nesta publicação, de um conteúdo propositivo ao debate publicado inicialmente nos jornais parceiros. Esperamos que as questões apresentadas possam contribuir na elaboração de políticas públicas, práticas sociais e reflexões para os candidatos que disputam as eleições municipais do Executivo e do Legislativo, bem como possam orientar os cidadãos e cidadãs metropolitanos na escolha de representantes cujos discursos estejam alinhados com essas pautas, que consideramos justas e necessárias.
Link para o livro