O Dia Mundial sem Carro (CarFree Day) acontece no dia 22 de setembro em todo o mundo. O objetivo principal do ato é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados, sobretudo, nos grandes centros urbanos. Além disso, a ideia é estimular as pessoas a experimentar, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover – a pé, de ônibus, de metrô, de bonde, de trem, de bicicleta – e vivenciar de perto a cidade onde vivem. O INCT Observatório das Metrópoles apóia o Dia Mundial sem Carro, e defende os meios de transporte coletivos como alternativa sustentável para a crise de mobilidade vivida nas grandes cidades mundiais.
A história do Dia Mundial Sem Carro (DMSC) começou na França, em 22 de setembro de 1997. No ano 2000, a União Europeia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte foram 1.683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade. O movimento tem crescido, passando a envolver participantes oficiais e não oficiais em mais de 1000 cidades em 40 países.
Rede Mundial sem Carro
A Rede Mundial sem Carro (Car Free) é um movimento internacional que advoga a revitalização das cidades, buscando garantir um futuro sustentável. O movimento e seus apoiadores entendem que a opção das cidades em favor do automóvel foi equivocada por tratar-se de um meio de transporte altamente poluidor e destruidor do espaço urbano. Como alternativa, propõem a reconversão das cidades para favorecer meios sustentáveis de mobilidade, elegendo a bicicleta e os meios de transportes coletivos como expressão da sustentabilidade. Com cidades tendo um trânsito mais calmo, as pessoas tenderiam a caminhar mais, resgatando os espaços públicos e alcançando um novo conceito de qualidade de vida.
Visão Crítica
Na página oficial da Rede Mundial sem Carro, está disponível a Carta Mundial do movimento. A primeira parte do documento, intitulado “Os pesados custos da Dependência do Automóvel”, trata da disseminação global dos veículos automotores. Em 1950, o mundo tinha 70 milhões de carros, caminhões e ônibus. Já em 1994, havia nove vezes esse número, ou 630 milhões – que desde 1970 vem crescendo à taxa de 16 milhões de veículos ano. Se esse crescimento continuar, até o ano 2025 haverá mais de 1 bilhão de veículos no mundo. Segundo o documento, os automóveis consomem atualmente 37 milhões de barris de petróleo por dia – metade do consumo mundial de petróleo. E são responsáveis por quase metade da poluição do ar e pelo menos um terço das emissões de gases de efeito estufa.
Seja rotulado de “clean” ou “verde”, os carros têm se tornado uma das principais causas de lesões e morte em quase todas as nações. O tráfego de veículos mata quatro vezes mais pessoas do que guerras – 1,26 milhões de pessoas por ano, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. Além disso, os automóveis distorcem o ambiente urbano, já que as ruas largas são planejadas para o tráfego de carros e os destinos são cada vez mais distantes. Os espaços de interação social e intercâmbio cultural são diluídos e dispersos, inibindo os contatos informais.
O Observatório das Metrópoles também desenvolve estudos sobre mobilidade urbana. No artigo “Da Crise da mobilidade ao apagão urbano”, por exemplo, o coordenador do instituto, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, e o pesquisador Juciano Martins Rodrigues, mostram que as metrópoles brasileiras estão prestes a sofrer um colapso por conta do aumento do número de veículos. Para se ter uma ideia, entre 2001 e 2010, o número de automóveis aumentou em 66% nas 15 metrópoles brasileiras, na medida em que a população cresceu por volta de 10,7%, resultado de um aumento em torno de 920 mil carros a cada ano.
Nas metrópoles brasileiras temos hoje 3,3 habitantes para cada veículos leve1, o que corresponde aproximadamente a um veículo para cada domicílio. Algumas delas, porém, apresentam o índice de habitantes/veículos ainda menor. Como são os casos de Curitiba, com 2,2 hab/veículo, Campinas com 2,3 hab/veículo, Florianópolis e São Paulo, com 2,5 hab/veículo cada uma. Outras metrópoles, sentindo o reflexo do crescimento expressivo no número de automóveis, apresentam o índice bem próximo a essas já mencionadas. Como são os casos de Belo Horizonte, Brasília e Goiânia. Na metrópole mineira o índice de habitantes por veículo caiu de 5,2 para 3,1 entre 2001 e 2010, resultante de um aumento de 88,5% do número de automóveis. Em Brasília, considerando sua região de desenvolvimento integrado, no mesmo período esse aumento foi de 86,6%, enquanto sua população aumentou em 20,4%, com isso seu índice de hab/veículo passa de 4,7 para 3,2. Em Goiânia, onde o aumento no número de veículos foi de 81,5%, o índice passou de 4,4 para 3,0 hab/veículo.
No artigo, os autores apontam para a crise da mobilidade urbana decorrente da opção do transporte individual em detrimento das formas coletivas e da falta de planejamento do poder público.
Acesso o artigo “Da Crise da Mobilidade ao Apagão Urbano”.
Dia Mundial sem Carro no Brasil
No Brasil, o Dia Mundial sem Carro começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA).
Neste ano, oito municípios brasileiros integram a lista oficial de cidades participantes da edição 2011; são eles: Jaguariúna, Joinville, Juiz de Fora, Santa André, São Caetano do Sul, Valinhos, Vitória e São Paulo. Para participar da lista oficial é preciso seguir três critérios definidos na Carta Europeia da Rede Mundial sem Carro.
- Organizar uma semana de atividades, tendo em conta o tema focal do ano.
- Implementar, pelo menos, uma nova medida permanente que contribui para a transferência modal do automóvel privado a ambientalmente saudável dos meios de transporte.
- Organizar o »Na Cidade Sem Meu Carro! (ITWMC) evento, ou seja, deixando de lado uma ou várias áreas que são reservadas exclusivamente para peões, ciclistas e transporte público durante pelo menos um dia inteiro (ou seja, 1 hora antes e 1 hora depois do horário normal de trabalho). ITWMC evento deve ser preferencialmente realizada em 22 de setembro.
Embora não façam parte da lista oficial, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Florianópolis realizarão eventos durante o dia 22 de setembro.
Leia a página dos eventos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
Dia Mundial Sem Carro + Semana da Mobilidade
http://dmscsp.blogspot.com/
Instituto Rua Viva
http://www.ruaviva.org.br/menu.html
Deixe seu carro em casa
http://mountainbikebh.com.br/22setembro/
Dia Mundial sem Carro em Curitiba
http://diamundialsemcarroemcuritiba.wordpress.com/