Skip to main content

O Observatório da Democracia é uma iniciativa de seis fundações partidárias comprometidas com a manutenção da soberania e da democracia no país, que visa monitorar o governo atual e posicionar-se em relação a ele, a partir da produção de informações consistentes e verdadeiras.

A iniciativa é articulada pelas seguintes organizações: Lauro Campos (PSOL), João Mangabeira (PSB), Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PCdoB), Ordem Social (PROS) e Perseu Abramo (PT). O Observatório das Metrópoles estabeleceu recentemente uma parceria institucional com o grupo.

O Observatório da Democracia está aberto à novas adesões e desde janeiro tem publicado análises sobre ações e propostas de políticas com origem no governo federal. Conheça mais sobre a iniciativa no site: www.observatoriodademocracia.org.br

A seguir, reproduzimos o texto de apresentação:

O Brasil e o mundo vivem hoje um momento em que informações são transmitidas em velocidade nunca vista. Com a internet, porém, essa agilidade não é acompanhada pela devida responsabilidade com a checagem da informação.

Nas últimas eleições no Brasil, vimos a força dessa nova realidade materializar-se por meio das redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens, levando muitas vezes à manipulação da vontade popular e à geração de falsas polêmicas. O debate sobre propostas para as questões sociais que o país sofre foi substituído pela discussão a respeito de valores e costumes, muitas vezes com argumentos falsos ou distorcidos.

Neste contexto, o povo brasileiro elegeu um presidente que atingiu níveis de popularidade extremamente elevados nas redes sociais, oferecendo propostas vagas, que demandam por mais esclarecimentos e melhor compreensão. Diante disso, o que esperar do governo?

O Observatório da Democracia nasceu dos questionamentos levantados durante os encontros de um grupo formado por seis fundações partidárias – Lauro Campos (PSOL), João Mangabeira (PSB), Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PCdoB), da Ordem Social (PROS) e Perseu Abramo (PT). Trata-se de um grupo aberto à novas adesões. Nosso compromisso é com a manutenção da soberania e da democracia no País. Para isso, é absolutamente necessário monitorar o governo atual e posicionar-se em relação a ele, a partir da produção de informações consistentes e verdadeiras.

Num esforço conjunto, iremos, a partir de agora, acompanhar temas como Soberania, Infraestruturas, Produção e Inovação, e as Dimensões Sociais e Ambientais das práticas do atual governo. Este acompanhamento será sistemático e o conteúdo produzido será divulgado por meio de relatórios periódicos. Os dados, levantados e checados, vão subsidiar aqueles que, como nós, procuram compreender o atual governo.

O exercício de reunir seis Fundações Partidárias para analisar o campo político que está no poder é uma iniciativa inédita necessária no Brasil atual e apontará caminhos para formulações conjuntas. É um espaço aberto para a contribuição e participação da sociedade civil, pesquisadores e interessados em um país melhor. Nesse momento de desinformação e de mentiras, nossa matéria prima é a informação séria e fidedigna.

OBSERVAR. MONITORAR. DEFENDER A DEMOCRACIA