No segundo semestre de 2019 uma série de mobilizações populares afetou diversas cidades em países de diferentes continentes: Hong-Kong (China), Beirute (Líbano), Quito (Equador), La Paz (Bolívia), Santiago (Chile) e Barcelona (Catalunha/Espanha).
Ao que parece estamos observando um novo ciclo das “revoluções urbanas” que tem sido frequentes neste século XXI, das quais repetem algumas características gerais: movimentos relativamente espontâneos, massivos, com diversidade de grupos sociais e com diferentes expressões das reivindicações, que vão de questões econômicas, sociais e ambientais à pautas culturais e identitárias de reconhecimento de direitos específicos de minorias.
O objetivo desta atividade é debater as revoltas e movimentos populares urbanos recentes nas cidades de Santiago do Chile e Barcelona. O debate será conduzido a partir da experiência de dois professores que conviveram com os eventos nas duas cidades. A atividade marca também o encerramento do ano de 2019 das atividades do Observatório das Metrópoles Núcleo Porto Alegre.
Informações:
- Debate “O Urbano em movimento: Santiago (Chile) e Barcelona (Catalunya)”, com os professores Paulo Roberto Soares (Geografia/UFRGS) e Vanessa Marx (Sociologia/UFRGS)
- Dia 17 de dezembro de 2019 (terça-feira)
- 19:00 horas
- Livraria Cirkula – Osvaldo Aranha, 522
- Promoção: Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre
- Apoio: Livraria Cirkula e ILEA/UFRGS