O artigo O papel do território na configuração das oportunidades educativas: efeito escola e efeito vizinhança, escrito pela pesquisadora do Observatório das Metrópoles, Maria Josefina Sant’Anna indaga qual o papel dos fenômenos de segregação residencial na reprodução, ou não, da pobreza e das desigualdades sociais. Tendo como pressuposto que a segregação socioespacial pode ter impacto negativo sobre a escola, o estudo realizado pela autora volta-se para a investigação da relação entre segregação residencial e as chances de escolarização de crianças originárias das camadas sociais pobres.
A originalidade da investigação de Sant’Anna e da pesquisa Segregação Residencial, Desigualdades Sociais e Educação: testando os “efeito vizinhança” e “efeito escola” na explicação dos diferenciais de desempenho escolar, realizada no âmbito do Observatório das Metrópoles e que deu origem a este artigo, deve-se a uma abordagem que transita na interface de duas áreas do conhecimento: a sociologia urbana e a sociologia da educação, tanto em relação à sua aproximação teórica, quanto à sua estratégia metodológica.
Clique aqui e leia o artigo originalmente publicado no livro recém lançado Cidade: Olhares e Trajetórias.
Última atualização em Qua, 24 de Março de 2010 15:58