Quais os impactos das transformações econômicas sobre as grandes cidades? Esse é o ponto de partida do livro O Futuro das Metrópoles (2000), organizado pelo professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e que ganha reimpressão pela editora Revan. Os autores tentam compreender as metrópoles em sua dupla dimensão: entender o seu presente e pensar o seu futuro, diante de fenômenos como a globalização e as ações do mercado.
Os textos reunidos são marcados pela tensão inerente a todo trabalho de pesquisa que se pretenda científico e engajado. Ou seja, textos engajados antes de tudo por traduzirem o posicionamento crítico em relação às idéias, às visões e aos modelos teóricos que circulam no mundo acadêmico e fora dele e que fundam não só as pretensas demonstrações sobre os impactos das transformações econômicas sobre as grandes cidades, como também as narrativas catastróficas sobre o seu futuro na globalização. Não se trata, pois, do apego ao mito do discurso neutro, mas do empenho em adotar uma atitude científica que nos permita avaliar as causas, natureza e impactos das transformações das grandes cidades.
Resultado da coletânea de artigos apresentados no seminário O futuro das metrópoles, o livro apresenta o compromisso dos autores que tecem suas reflexões na perspectiva de encontrar, na análise das mudanças, novos paradigmas de ação. O objetivo dessas reflexões é buscar alternativas de políticas que reafirmem os velhos ideais de democracia e justiça social, que para alguns tornaram-se obsoletos pelas supostas realizações das virtudes progressistas e integradoras do mercado.
O Futuro das Metrópoles
Impactos da globalização
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (org.)
Sociologia – 645 páginas
Co-edição: IPPUR/UFRJ-FASE
ISBN: 8571061971