Skip to main content

O coordenador do Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles, Pablo Lira, foi um dos palestrantes convidados para o evento de lançamento do Censo IBGE 2022 no Espírito Santo. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (01), em Vitória, e contou com a presença dos professores dos departamentos de Estatística e de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fábio Molinares e Ednelson Dota. Presentes também o chefe da unidade estadual do IBGE, Max Ataíde Fraga, e a coordenadora operacional do Censo 2022, Suzana Pigato.

O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. Nos próximos três meses, os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços em todo o país, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas. No auge da operação, algo em torno de 180 mil recenseadores estarão em atividade em todos os 5.570 municípios do Brasil.

Em sua apresentação, Pablo Lira falou sobre a relevância do Censo para o desenvolvimento de políticas públicas com base em evidências.

“O censo do IBGE é a pesquisa mais robusta sobre a população e o território brasileiro. Os dados obtidos são utilizados para monitorar, realizar diagnósticos e avaliar políticas públicas. Essas informações, inclusive, auxiliam ainda a gestão pública no desenvolvimento de novas políticas, tanto para o país, quanto para os estados e municípios”, explicou Lira.

Pablo Lira destacou ainda a importância dos dados fornecidos pelo Censo para atuação de instituições e redes de pesquisa, como o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e o Observatório das Metrópoles. Ele citou os livros “Metrópoles brasileiras: síntese da transformação na ordem urbana” e “Reforma Urbana e Direito à Cidade” como produções de relevância que tiveram como fonte de dados as informações oferecidas pelo Censo 2010.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br