Uma grave crise urbana atinge a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). Desafios em torno da questão habitacional, da governança democrática, política de segurança, mobilidade, saneamento, e outros tantos temas fundamentais para pensar o direito à cidade, são urgentes e necessitam de propostas concretas. Com o objetivo de informar e influenciar o debate público em torno das eleições municipais de 2024 – além de oferecer soluções para esta crise urbana –, o Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles promove o Fórum “Observatório das Metrópoles nas eleições: um outro futuro é possível”, dia 21 de setembro, às 10 horas, na Ocupação Vito Gianotti.
Na ocasião, será lançado um “Caderno de Propostas” que reúne um conjunto de proposições para a RMRJ, a partir de reflexões sobre seu atual cenário político. Trata-se de uma publicação que faz parte de uma coletânea com 18 cadernos, reunindo mais de 300 artigos de opinião elaborados por 375 pesquisadores do INCT Observatório das Metrópoles, publicados em 26 veículos de comunicação locais e nacionais.
Durante o fórum, serão compartilhados conhecimentos produzidos por especialistas em estudos urbanos, a fim de contribuir para um debate qualificado sobre as demandas e desafios metropolitanos no contexto das eleições. A intenção é ouvir, também, a população, além dos candidatos e candidatas aos cargos municipais. “Nesse contexto de eleições, é fundamental que possamos discutir propostas e como elas efetivamente podem se tornar subsídios para os(as) candidatos(as) à Prefeitura e à Câmara de Vereadores. Esperamos que esse diálogo incorpore não apenas quem se candidatou ao pleito municipal, mas também as instituições, as organizações, movimentos sociais que, certamente, têm um papel fundamental na pressão, no diálogo e na construção de políticas públicas efetivamente democráticas na cidade do Rio de Janeiro”, ressaltou o pesquisador do Núcleo Rio de Janeiro, Orlando Santos Junior, que fará a mediação do debate.
Os convidados são Marcelo Edmundo Braga (CMP – Central de Movimentos Populares); Maria Júlia Miranda (NUDEDH – Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro); Marcelo Ribeiro e Renata Melo (INCT Observatório das Metrópoles). Todos os presentes no Fórum receberão uma cópia impressa do “Caderno de Propostas” – já disponível para download na Biblioteca Digital do site do INCT Observatório das Metrópoles. Ao final do debate, será oferecida uma feijoada na hora do almoço.
Caderno propõe gestão democrática para a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis
Segundo os organizadores, o principal objetivo do “Caderno de Propostas” foi sistematizar as contribuições elaboradas pelos diversos pesquisadores do Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles. A intenção é difundi-las entre os agentes sociais que atuam para a melhoria das condições da vida urbana, tendo em vista que todas as reflexões realizadas e as propostas apresentadas têm em comum a perspectiva do direito à cidade e a crença de que um outro futuro é possível. A partir da compreensão sobre a vida na cidade, considerando as dinâmicas da RMRJ, os organizadores entendem como fundamental uma leitura sobre os diversos eixos inerentes à gestão urbana. A publicação analisa sete dimensões, cujas propostas foram elaboradas em direção a uma gestão mais democrática para a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis: Segregação, Governança, Participação, Ilegalismos, Moradia, Mobilidade e Transição Ecológica. “Como o conjunto de artigos no Caderno mostra, não é mais possível pensar em mobilidade, habitação, gestão institucional e metropolização sem incorporar o enfrentamento a eventuais desastres, produtos de ocorrências climáticas”, afirmam os organizadores.
Serviço
- O quê: Fórum “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível” e Lançamento do “Caderno de Propostas” Rio de Janeiro.
- Onde: Ocupação Vito Giannotti, Rua Sara, 85, Santo Cristo (Rio de Janeiro/RJ)
- Quando: 21 de setembro, às 10 horas (será oferecida uma feijoada ao meio-dia)
- Convidados:
- Marcelo Edmundo Braga – CMP – Central de Movimentos Populares
- Maria Júlia Miranda – NUDEDH – Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro
- Marcelo Ribeiro – INCT Observatório das Metrópoles
- Renata Melo – INCT Observatório das Metrópoles
- Mediação: Orlando Santos Junior – INCT Observatório das Metrópoles
- Organização: Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles
- Apoio: UFRJ; IPPUR; FAPERJ; CNPq