O Núcleo Porto Alegre do INCT Observatório das Metrópoles foi um dos vencedores do edital “Redes Interdisciplinares e Multidisciplinares de Pesquisa (RIMPs)”, do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS. Com a aprovação do edital, o Núcleo PoA, vinculado há dois anos ao ILEA, irá avançar na sua internacionalização a partir de parcerias com o Instituto Del Conurbano, Argentina, e a PUC Chile.
Segundo o vice-coordenador do Núcleo Porto Alegre, Paulo Roberto Soares, o ingresso do núcleo há cerca de dois anos no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) possibilitou um aprofundamento do trabalho que a rede vinha fazendo no Rio Grande do Sul, sendo o vínculo anterior a Fundação de Economia e Estatística (FEE). “Quando o núcleo se transferiu da FEE para a UFRGS, ganhamos mais dinamismo e visibilidade – que tem a ver com o suporte acadêmico – mas sem abrir mão da expertise conquistada junto aos pesquisadores da FEE. Em seguida, entramos no ILEA que é um espaço privilegiado por congregar núcleos de excelência em pesquisa, com caráter interdisciplinar, o que possibilita uma ampliação do diálogo científico para nós do Observatório de Porto Alegre”, explica.
De acordo ainda com Paulo Roberto Soares, o Núcleo PoA irá avançar nas ações de cooperação internacional no âmbito do ILEA, sobretudo com foco nas parcerias com países da América do Sul.