O professor Nilo Lima de Azevedo, pesquisador do Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles, participou, no último sábado, 25/11, da IX Conferência Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo de Rio das Ostras (RJ). Ele ministrou a palestra “Federalismo, controle social e orçamento participativo”.
A conferência se realizou na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão, e elegeu os novos membros do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (CMPOP) para o biênio 2024/2025. Para o pesquisador, a Conferência é uma iniciativa muito importante porque institucionaliza a representação de diversos interesses e territórios da cidade, o que em tese democratiza as decisões tomadas no processo de elaboração do orçamento.
— Além disso, a eleição transparente para o Conselho Municipal de Orçamento Participativo gera confiança e legitimidade nas ações do governo, permitindo que as escolhas orçamentárias reflitam as reais necessidades dos cidadãos, resultando em políticas mais direcionadas e justas para cada região e grupo social.
Nilo é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), onde atua no Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP) do Centro de Ciências do Homem (CCH) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS).