O Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles apresenta o livro Gestão Urbana, Projetos e Política Territorial, que reúne um conjunto importante de reflexões que abarcam temas associados à gestão urbana, à política territorial, em diferentes escalas, e às políticas públicas e aos temas transversais à produção do espaço.
Em pleno contexto de pandemia da Covid-19, a publicação traz os resultados alcançados ao longo dos últimos dois anos de pesquisa desenvolvida pelo núcleo, reunindo textos que expressam a interpretação da gestão urbana no contexto da Região Metropolitana de Natal, carente de iniciativas de gestão compartilhada e permeada por conflitos, os quais inviabilizam a concretude de ações públicas de interesse comum.
As organizadoras do livro, Maria do Livramento Clementino (coordenadora do Núcleo Natal) e Lindijane Almeida (pesquisadora do Núcleo Natal), comentaram sobre a importância da temática:
“Organizamos esse livro com o intuito de trazer subsídios a inclusão da Região Metropolitana de Natal na agenda pública. São aportes que poderão orientar o debate nesse momento eleitoral”, afirma Clementino.
Lindijane Almeida também destaca a conjuntura das eleições e os subsídios oferecidos pela pesquisa:
“Estamos felizes em entregar a sociedade mais um livro com importantes reflexões sobre a gestão urbana. O nosso objetivo é que em pleno ano eleitoral uma reflexão feita a partir de resultados de projetos de pesquisas e de extensão, sobre a Região Metropolitana de Natal, chegue nos candidatos(as) ao legislativo e executivo, e em especial ao cidadão para um voto consciente em relação às propostas relacionadas a gestão urbana e metropolitana”, declara.
Com prefácio de Marco Aurélio Costa, coordenador nacional do INCT em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (INPuT)/IPEA, a obra está estruturada em três partes, são elas:
- Parte I – Gestão urbana e política territorial
- Parte II – Planejamento regional e metropolitano
- Parte III – Planejamento urbano e regional no contexto da extensão universitária
Os capítulos têm como objeto diferentes aspectos dos tempos de transição, sobretudo nos temas associados à gestão urbana, metropolitana e às questões do território, vistos e vividos a partir de Natal e de sua metrópole. Os elementos, processos e evidências reunidos no livro expressam as tensões, conflitos e disputas presentes na realidade local, mas também no espaço-tempo das transições que estão em curso no mundo.
Acesse a obra completa, CLIQUE AQUI.